Parceria entre Prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia é selada para combater queimadas
Um sistema integrado dará suporte ao trabalho de proteção ambiental
Com a cooperação, tecnologia do Sentinela será integrada aos sistemas do município
A Prefeitura de Porto Velho formalizou nesta quarta-feira (9) a adesão ao Projeto Sentinela, iniciativa do Governo de Rondônia voltada ao monitoramento e à resposta rápida a ocorrências ambientais. Essa parceria foi selada com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que insere a capital rondoniense na rede estadual que utiliza tecnologia de ponta no combate a queimadas e outros crimes ambientais.
Publicidade
A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além da sociedade civil organizada envolvida na causa ambiental. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel, a integração de Porto Velho ao Sentinela é o registro de um novo marco na política ambiental do município.
“Esse é um importante alinhamento entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho com a finalidade de detectar, prevenir e enfrentar queimadas e incêndios, garantindo a prevenção ambiental”, destacou Vinicius Miguel.
Integração de Porto Velho ao Sentinela é um novo marco na política ambiental do município, destacou Vinicius Miguel
Já para o secretário estadual de Segurança Pública do estado de Rondônia, coronel Felipe Vital, o sistema Sentinela já vem sendo executado com sucesso desde o ano passado e agora tem na Prefeitura de Porto Velho o seu primeiro parceiro municipal.
“Temos a Sema, a Setic e a Sesdec; toda essa equipe irá atuar de maneira integrada no atendimento relacionado às denúncias de queimadas, facilitando o serviço para dar uma rápida resposta à população”, afirmou o Coronel Felipe Vital.
O secretário-adjunto da Sema, Renato Muzzolon Júnior, destacou a importância da união de esforços. ""Essa parceria é um pedido do prefeito Léo Moraes, para que a gente estreite esses laços para combater as queimadas urbanas. Ano passado, tivemos um alto índice de poluição atmosférica, e essa parceria, pioneira, tem objetivo de fazer esse combate preventivo das queimadas urbanas".
O SENTINELA
Coronel Felipe Vital acrescentou que o sistema Sentinela agora tem o seu primeiro parceiro municipal
Desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Sentinela foi implantado como projeto-piloto em 2024 e, desde então, já emitiu mais de 3 mil alertas. A iniciativa segue em expansão, com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
A solução conta com painéis com dados em tempo real e um canal unificado de denúncias, promovendo mais agilidade e integração entre os órgãos ambientais.
Com a cooperação, Porto Velho se torna o primeiro ente municipal a aderir oficialmente ao projeto, fortalecendo a articulação local em ações de fiscalização, monitoramento, inteligência ambiental e educação da população. A tecnologia do Sentinela será integrada aos sistemas do município, ampliando a capacidade de resposta a emergências ambientais tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Impeachment do governador e do vice não passa de mera fantasia
O único fato inegável até aqui é que a crise, fabricada dentro da própria estrutura do Governo de Rondônia, comprometeu os planos eleitorais tanto de Sérgio Gonçalves quanto de Marcos Rocha
Valores dos créditos do Incra em Rondônia estão nas contas das famílias assentadas a partir de hoje
O prazo de carência para iniciar o pagamento é de três anos, e há condições especiais de reembolso, com descontos que podem chegar a até 90%, dependendo da linha de crédito utilizada
Moraes diz que Eduardo Bolsonaro interfere em processo na Corte
Ministro inclui vídeo postado nas redes sociais em inquérito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook