Pedro Fernandes celebra lei para famílias do Soldado da Borracha
Proposta defendida pelo parlamentar é aprovada e institui programa de regularização transitória para a região
Deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
Famílias, histórias e gerações inteiras da Estação Ecológica Soldado da Borracha, em Cujubim (RO), aprenderam ao longo dos anos a tirar da terra o sustento e a esperança de dias melhores. No entanto, essas mesmas famílias vivem há décadas sob a incerteza jurídica e o medo constante de perder tudo o que construíram. Nesta segunda-feira (9), os produtores rurais da região celebram um passo decisivo nessa trajetória, com a aprovação, em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei Complementar que institui o Programa Estadual de Regularização Transitório (PERT).
Durante a sessão, o deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), em tribuna, defendeu a aprovação do projeto, e destacou que representa o resultado de uma luta construída ao longo de muitos anos, e que acompanha de perto a realidade das famílias da Estação Ecológica Soldado da Borracha. Pedro Fernandes também recordou sua atuação como relator da CPI que deu base jurídica para questionar o decreto que criou a unidade de conservação e reforçou que a luta continua até a anulação definitiva da medida. “Desde que assumi o meu mandato como deputado estadual, assumi esse compromisso com o povo do Soldado da Borracha e nunca deixei de lutar. Esse projeto foi bem amadurecido, bem construído e com várias mãos contribuindo. É um primeiro passo, mas nós nunca paramos de lutar, enfatizou o deputado.
A nova legislação assegura que os proprietários e possuidores com posse mansa e pacífica possam continuar exercendo suas atividades produtivas até a efetiva indenização e desapropriação das áreas, garantindo o direito de usar, e dispor da propriedade pelo prazo de 30 anos, prorrogável por igual período.
O texto aprovado determina ainda que órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) emitam todos os documentos necessários para a continuidade das atividades, incluindo Guia de Trânsito Animal (GTA), Nota de Produtor Rural, licenças ambientais, autorizações de manejo sustentável e funcionamento de agroindústrias.
Durante a vigência do PERT, ficam suspensos embargos ambientais e planos de desocupação, desde que os proprietários cumpram as exigências legais, como a comprovação da posse, o compromisso de não desmatamento, a proibição do uso de queimadas e a adesão a um plano de recuperação ambiental gradual, na proporção mínima de 1/30 ao ano.
A lei também restabelece o tráfego e os serviços públicos em estradas vicinais da região, permitindo o escoamento da produção, e autoriza a abertura de novos cadastros de produtores junto aos órgãos estaduais competentes. O texto deixa expresso que o programa não autoriza novos desmatamentos, nem implica anistia ou perdão de infrações ambientais já apuradas.
Após a sessão, o deputado Pedro Fernandes comentou a aprovação do projeto de lei de transição voltado à Estação Ecológica Soldado da Borracha e ressaltou o significado do momento para as famílias da região. “Demos o primeiro passo e vamos seguir em frente, sempre cuidando da população que mora no Soldado da Borracha. Quero agradecer a todos os deputados estaduais que votaram a favor e contribuíram para que esse processo fosse aprovado. Agora, vamos aguardar a sanção do governador para colocar esse novo projeto em prática”, concluiu.
A aprovação do projeto representa um passo importante para a pacificação do conflito fundiário, o respeito ao direito constitucional à indenização justa e prévia, e a construção de uma solução equilibrada entre preservação ambiental e justiça social.
Laerte Gomes confirma R$ 10 milhões para o Hospital de Amor
Valor empenhado pelo parlamentar vai garantir tecnologia de ponta à Fundação Pio XII
Delegado Camargo defende famílias do Soldado da Borracha
Parlamentar foi autor do texto do decreto legislativo que garantiu, em um primeiro momento, medidas emergenciais em favor dos moradores e, posteriormente, liderou a construção do texto que deu origem ao Projeto de Lei Complementar aprovado
Lei autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
Norma define venda e uso do spray para ampliar a proteção feminina e reforçar o combate à violência




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook