Pesquisa Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula melhora com percepção positiva sobre a economia

Presidente é aprovado por 56% dos eleitores, contra 51% em abril. Entre os que votaram em Jair Bolsonaro, aprovação subiu de 14% para 22%

Assessoria
Publicada em 21 de junho de 2023 às 15:00
Pesquisa Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula melhora com percepção positiva sobre a economia

 ·        Recuperação se repete em todas as regiões, faixas de renda, escolaridade, idades, raças   e entre homens e mulheres

·        Para 32% a economia do Brasil melhorou nos últimos 12 meses. 56% esperam que o desempenho continue positivo

·        Desempenho de Lula nos primeiros seis meses de governo é melhor que o de Bolsonaro, porém pior do que seus dois primeiros mandatos

·        Na relação com o Congresso Nacional, 51% consideram que Lula tem mais dificuldade do que Bolsonaro. No entanto, 48% avaliam que o presidente não deve liberar mais recursos para aprovar seus projetos

A terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest em 2023 mostrou recuperação na aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em relação a abril, o índice de aprovação subiu de 51% para 56%, enquanto a reprovação oscilou de 42% para 40%. Esse desempenho está alinhado com a melhora da percepção sobre a economia. Para 32%, a situação econômica melhorou nos últimos 12 meses e 56% esperam que o desempenho continue positivo (em abril eram 51%). Para 25% a economia vai piorar, contra 29% em abril. A expectativa de 37% é de que o desemprego diminua, e 29% acreditam que a inflação vai cair. O comportamento do poder de compra ainda é dúvida: 31% acreditam que vai aumentar, 30% que vai diminuir e 35% acham que nada mudará.

A recuperação na aprovação do trabalho do presidente Lula repete-se na maioria dos grupos da pesquisa, mesmo naqueles em que a avaliação negativa prevalece, como o dos eleitores que têm nível superior e o dos que têm renda mensal superior a 5 salários mínimos. Entre os eleitores do ex-presidente  Jair Bolsonaro, a aprovação subiu 8 pontos percentuais, de 15% para 22%. No grupo dos que votaram branco ou nulo ou não foram votar, 54% aprovam o governo e 36% desaprovam.

Em seus primeiros seis meses de governo, Lula tem avaliação positiva de 37% dos eleitores, contra 33% de Bolsonaro no mesmo período de seu governo. Comparado aos mandatos Lula1 e Lula2, entretanto, a avaliação é pior. Nos primeiros seis meses do primeiro governo Lula, a aprovação era de 42%, índice que subiu para 48% no segundo mandato. Entre seus eleitores, o índice dos que consideram o governo atual melhor que os dois anteriores recuou de 53% em fevereiro para 35%, enquanto o percentual dos que apontam piora subiu de 25% para 33%.

A relação com o Congresso Nacional é apontada pelos eleitores como um obstáculo importante para Lula. Para 51%, o presidente tem mais dificuldade do que seu antecessor para conseguir apoio a seus projetos. Eleitores de Lula (52%) e de Bolsonaro (55%) concordam nesse ponto. A mesma aproximação acontece quando a pergunta é se Lula deveria ceder e liberar mais recursos para o Congresso: 50% dos eleitores de Lula e 51% dos de Bolsonaro dizem que o presidente não deve ceder.

A pesquisa também quis ouvir os eleitores sobre alguns temas em debate atualmente. Entre esses, as propostas de isenção tributária para montadoras afim de baixar preços dos carros e de perdoar dívidas pequenas para limpar o nome do cidadão contam com apoio maciço: 76% e 73%, respectivamente. O fim da paridade internacional para o preço da gasolina vem em seguida, com 61% de aprovação. As maiores rejeições são à facilitação da compra e da posse de armas (71%) proposta no governo de Jair Bolsonaro e à volta de relações diplomáticas com a Venezuela (64%). A exploração de petróleo na Amazônia é rechaçada por 52% dos eleitores.

 A sondagem foi feita entre os dias 15 e 18 de junho. Foram entrevistados face a face 2.029   eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

 Confira o resultado da pesquisa Genial/Quaest

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

 Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).  

Comentários

  • 1
    image
    jorge 22/06/2023

    é dá pra ver a popularidade do nosso ditador nas ruas, ele não consegue nem andar por aí sem seguranças com medo dos seus apoiadores que toda as vezes que o veêm começam a gritar xingamentos contra ele, isso é que é popularidade alta, se estas pesquisas fajutas fossem feitas realmente nas ruas das cidades com certeza o resultado seria outro e não essa mentirada toda que tentam empurrar goela abaixo do povo brasileiro, no mínimo devem achar que o nosso povo é cego ou burro de mais para acreditar em tanta mentira.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook