Pesquisadores disponibilizam catalogação de paisagens sonoras da cidade de Porto Velho em site
É uma importante ferramenta de educação patrimonial e cultural, com informações e áudios de diferentes habitats naturais, paisagens urbanas e sintéticas
Os pesquisadores Anderson Benvindo, Anderson Silva e Rinaldo Santos disponibilizam pesquisa inédita com registro e catalogação de eventos sonoros e/ou paisagens sonoras que caracterizam e descrevem o patrimônio sonoro da cidade de Porto Velho.
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC - "1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais”, Eixo III (Criação de Website), promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, através da SEJUCEL - Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com recursos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
Sobre o projeto
O Mapa Sonoro de Porto Velho é uma cartografia sonora construída por meio de registro e catalogação de eventos sonoros e/ou paisagens sonoras que caracterizam e descrevem o patrimônio sonoro da cidade de Porto Velho.
É uma importante ferramenta de educação patrimonial e cultural, com informações e áudios de diferentes habitats naturais, paisagens urbanas e sintéticas.
A pesquisa foi organizada em três grandes eixos: paisagens sonoras naturais, urbanas e sintéticas, captados por tecnologia Binaural e PlantWave. O resultado desses registros sonoros pode ser acessado no site https://mapasonoropvh.com.br/ .
O registro e catalogação das sonoridades da cidade e seu entorno, busca estimular a apreciação, a reflexão e o debate sobre territórios e identidades por meio das paisagens sonoras de alta estima patrimonial, cultural e ambiental.
Sobre os pesquisadores
Anderson Silva é músico, compositor e produtor cultural. Licenciado em Letras e Música pela Universidade Federal de Rondônia. É integrante do projeto musical SODA ACÚSTICA, membro fundador da Associação Cultural Coletivo Madeirista-ACME e do Instituto de pesquisa e terapia do som Ahata.
Rinaldo Santos é músico, compositor e poeta. Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); em Música, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É integrante dos projetos musicais SODA ACÚSTICA e 3DNÓS, membro fundador da Associação Cultural Coletivo Madeirista-ACME e do Instituto de pesquisa e terapia do som Ahata.
Anderson Benvindo é músico, professor e produtor musical. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), integrante dos projetos musicais SODA ACÚSTICA e BENVINDO AO PACÍFICO, membro fundador do Instituto de pesquisa e terapia do som Ahata.
Sanção a anteprojeto que beneficia três categorias profissionais
Leis federais que beneficiam esses profissionais não vinham sendo cumpridas e a partir de agora, com sanção dos anteprojetos, a carga horária de 30 horas será respeitada em Ji-Paraná
Mulheres de Nova Colina passam por exames de prevenção ao câncer
Ação é realizada em parceria entre Semusa e Hospital de Amor
Denúncias de queimadas urbanas podem ser feitas por aplicativo
Plataforma é um aliado importante para combater a prática das queimadas
Comentários
Por falar em Sonoridade Urbana, quando é que nossas frouxas autoridades policiais irão começar a combater os malditos bêbados e malucos que circulam de carro pela cidade, inclusive de madrugada, com o som às alturas e acordando todo mundo ? É um desleixo muito sério, que deveria despertar a interferência de autoridades e políticos. Asta quando ???
Por falar em Sonoridade Urbana, quando é que nossas frouxas autoridades policiais irão começar a combater os malditos bêbados e malucos que circulam de carro pela cidade, inclusive de madrugada, com o som às alturas e acordando todo mundo ? É um desleixo muito sério, que deveria despertar a interferência de autoridades e políticos. Alta quando ???
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook