Pesquisas de Rondônia e Amazonas vão ser financiadas pelo programa Inova Amazônia; inscrições estão abertas
Propostas devem ser apresentadas, conforme formulário eletrônico até às 23h59 do horário de Brasília, do dia 8 de junho de 2022
Edital é uma oportunidade para o fomento da Ciência em Rondônia e no Amazonas
Com o objetivo de consolidar a Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Estado de Rondônia, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero integra o Edital Inova Amazônia, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.
O Inova Amazônia faz parte do programa de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, conhecido como Inova Fiocruz, que existe desde 2018 e contribui para a consolidação de grupos de pesquisas emergentes institucionais. Envolve várias linhas de atuação como Ideias e Produtos Inovadores, Geração de Conhecimento, Melhoria de Infraestrutura, considerando as pesquisas relacionadas à saúde da sociedade, suas emergências, e, os aspectos de Gestão e Territorialidade Sustentável e Responsável na área da Saúde. Em sua 1ª edição, o edital também conta com financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam.
Para o diretor da Fapero, Andreimar Martins Soares, a 1ª edição do Inova Amazônia é uma importante ação afirmativa e assertiva para o aprimoramento e a consolidação da Ciência, Tecnologia e Inovação em saúde. Pesquisadores doutores, pertencentes às unidades da Fiocruz em Rondônia e Amazonas, poderão submeter propostas, em formato colaborativo para a integração intra e interinstitucional, além do estabelecimento de redes de pesquisa em saúde na Amazônia Ocidental.
“Acreditamos que este programa irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, aprimorando as condições de pesquisa em saúde e integrando os pesquisadores tanto na área da Ciências da Saúde quanto na transversalidade das contribuições efetivas de diferentes áreas e profissionais, formando e aperfeiçoando pessoas desde a iniciação científica até o pós-doutoramento”, afirma o diretor.
Os projetos poderão seguir temas voltados à biodiversidade da Amazônia, vigilância, controle e tratamento de doenças tropicais, e negligenciadas ou emergentes na região; temas relacionados à equidade e ao bem-estar de populações vulneráveis residentes na Amazônia e na Pan-Amazônia.
As propostas deverão ser apresentadas conforme formulário eletrônico no endereço https://portal.fiocruz.br/programa-inova-fiocruz até às 23h59 do horário de Brasília, do dia 8 de junho de 2022.
O DIA NA HISTÓRIA 10 DE MAIO!
1985 – O ex-deputado estadual Angelo Angelin toma posse do governo de Rondônia, o último dos 29 governadores desde a criação do Território do Guaporé em 1944
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente recebem treinamento sobre novo Sistema de Licenciamento Ambiental
Treinamento ocorreu nos escritórios regionais da Sedam, para preparar técnicos com orientações de como proceder no Sistema
Ipem fiscaliza balanças de estabelecimentos comerciais e bombas de postos de combustíveis em municípios de Rondônia
Ação foi realizada nos municípios de Cacoal, Machadinho d'Oeste, Theobroma e Vale do Anari, além do distrito de Palmares do Oeste
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook