PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério
Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
Porto Velho/RO. A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) deflagrou, dia 1/3, a Operação Polígonos, a fim de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério no Parque Nacional Mapinguari e região.
Foram inutilizadas duas escavadeiras hidráulicas, conhecidas como PC e cinco motores bomba empregados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque e nas adjacências.
Mais de 20 profissionais participaram da ação, dentre policiais federais treinados para atuar em ambiente de selva, servidores do IBAMA e da SESDEC. A equipe utilizou uma aeronave tática do SESDEC e duas embarcações para os trabalhos.
Durante as investigações, constatou-se que garimpeiros agiam ilegalmente sem qualquer permissão dentro do Parque, enquanto outros, com estrutura mais robusta e emprego de máquinas pesadas, avaliadas em mais de R$ 1 milhão, extraíam minério ainda na fase de requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, o que é proibido. Imagens de satélite comprovaram que havia modificação nociva ao meio ambiente, decorrente da ação predatória no local.
A Polícia Federal e os demais órgãos continuam presentes na região para manter a integridade do meio ambiente, preservar a fauna e a flora, de modo que ações que atentem contra esses bens serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.
O nome da Operação “Polígonos”, faz referência aos processos existentes na Agência Nacional de Mineração, que permitem que empresas atuem dentro de certo perímetro. Entretanto, fora desses polígonos, a extração de minério é ilegal e será combatida com todos os meios disponíveis aos órgãos que têm atribuição para atuar na seara ambiental.
PRF identifica transporte irregular de produtos florestais
Carvão era transportado com divergência na documentação prevista em lei
PF retira invasores da Terra Indígena Pacaás Novas em Rondônia
Um dos invasores foi preso em cumprimento a um mandado em aberto
MP deflagra "Operação Publicano" em município de Rondônia
O objetivo da operação é instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) em curso no MPRO
Comentários
No governo do Jair Bolsonaro, nosso ídolo, nós garimpeiros tínhamos todo o apoio para a extração de ouro. Agora, com esse puxa-saco de índios e ambientalistas, temos que nos enfiar em matas distantes, reservas ambientais áreas indígenas, para tentarmos sobreviver.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook