PGR pede equiparação de penas de crimes militares de injúria racial e homotransfóbica ao Código Penal
O Código Penal Militar prevê penas menores para essas práticas do que as estipuladas na Lei do Racismo
A Procuradoria Geral da República (PGR) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7547) para equiparar as penas para crimes militares de injúria racial e homotransfóbica às previstas na Lei do Racismo. A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.
Atualização
O objeto de questionamento é o parágrafo 2º do artigo 216 do Código Penal Militar (CPM), inserido pela Lei 14.688/2023. Segundo a PGR, o objetivo da lei era atualizar o CPM, adequando-o à Constituição, ao Código Penal e da Lei de Crimes Hediondos. O projeto de lei previa, na época de sua proposição, a mesma pena do Código Penal (um a três anos de reclusão).
Durante a tramitação do PL, porém, o Supremo equiparou a injúria racial e homotransfóbica ao racismo, e o Congresso Nacional editou então a Lei 14.532/2023, que aumentou a pena para dois a cinco anos de reclusão e multa.
Retrocesso
Para a PGR, diante dessas circunstâncias, a atualização do CPM acabou, na prática, reduzindo a pena para esses crimes, caso sejam praticados por militares, resultando em retrocesso. Segundo o órgão, a conduta de ofender a dignidade humana deveria, ao contrário, ser agravada pela condição de ser praticada por militar contra militar em ambiente regido pela disciplina e pela hierarquia.
-
Processo relacionado: ADI 7547
Indígenas recorrem ao STF após derrubada de vetos sobre marco temporal
Apib já tem ação de inconstitucionalidade para apresentar ao Supremo
Governo de Rondônia implementa medidas para manter equilíbrio fiscal no Estado
Ações realizadas pela Secretaria de Estado de Finanças contribuíram para o fortalecimento econômico de Rondônia
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões
Veja os números sorteados: 01 – 27 – 30 – 41 – 46 – 57
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook