Pílulas contra a desinformação: busque fontes confiáveis
Confira a 22ª pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral
“Muitas narrativas falsas são esclarecidas por agências de checagem. Uma boa forma de confirmar a veracidade de uma notícia é procurar o assunto em ferramentas de buscas e sites do jornalismo profissional. Cultive esse hábito para enfrentar a desinformação!”.
Esse é o 22º texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.
Pílulas da democracia 22.06.2022
Pílulas da democracia 22.06.2022
Pílulas da democracia 22.06.2022
Pílulas da democracia 22.06.2022
Pílulas da democracia 22.06.2022
Pílulas da democracia 22.06.2022
A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.
Quando você tem dúvidas sobre um assunto, o primeiro passo é procurar especialistas, certo? A mesma dica vale para as fake news. Existem agências de checagem sérias especializadas em verificar o que é fato e o que é desinformação. Confira algumas delas: Abraji (projeto Comprova), AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica, Globo (Fato ou Fake) e Universo Online (UOL Confere). E lembre-se: na dúvida, não compartilhe.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TSE promove evento histórico com jovens mulheres para debater participação feminina na política
Realizado nesta terça e quarta-feira (21 e 22), encontro foi considerado um marco na história da instituição. Um dos resultados do evento foi o embrião de uma campanha sobre fake news, ativismo e participação de mais mulheres na política
Pix facilita doações a candidatos, mas pode causar danos à reputação dos doadores
Financiamento eleitoral por impulso diminuirá o espaço para pesquisar sobre o passado dos políticos aumentado o risco de exposição negativa
Atendendo pedido de Marcos Rogério, DNIT inicia obras de recuperação na travessia urbana de Itapuã
O local, segundo apontou o senador, se encontra numa situação precária, dificultando o acesso à cidade, além de afetar a segurança dos motoristas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook