PMRO participa de atualização de cursos de formação em polícia comunitária
Os cursos oferecidos possuíam currículos antigos e estavam sendo baseados em legislações defasadas, carecendo de atualizações nos campos técnico, metodológico e prático
Nos dias 18 e 19 de outubro, em Brasília, O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou a jornada de trabalho para atualização de cursos de promotor e multiplicador de Polícia Comunitária, visando novos formatos.
O evento reuniu policiais militares dos 26 estados e do Distrito Federal para debaterem as diferentes realidades de cada região. Os atuais cursos de Polícia Comunitária são oferecidos na modalidade presencial e são classificados como Curso Nacional de Promotor e Multiplicador de Polícia Comunitária. A partir de agora, serão classificados como Curso Nacional de Operador e Gestor de Polícia Comunitária, com módulos voltados para o operador de segurança pública da ponta e ao gestor de segurança pública, em nível estratégico.
Os cursos oferecidos possuíam currículos antigos e estavam sendo baseados em legislações defasadas, carecendo de atualizações nos campos técnico, metodológico e prático. As sugestões dos estados permearam temas centrais, como direitos humanos, aspectos históricos, conceitos de Polícia Comunitária, relações interpessoais, gestão pública e participação social na segurança pública.
Além de representantes das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, que foram os responsáveis pelas proposições de alterações no currículo dos cursos, a jornada contou com a presença da secretária de Segurança da Embaixada do Japão no Brasil, Aya Shirota. O Brasil é signatário de diversos acordos de cooperação com país oriental, para trocas de experiências e fomento da filosofia e estratégia organizacional de Polícia Comunitária.
No Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) é responsável por coordenar as políticas públicas para as instituições, os profissionais e a sociedade, enquanto a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) cria, coordenada e executa as ações educativas dentro do Sistema Único de Segurança Pública. Ambas as Secretarias atuaram em parceria na organização e execução do evento.
Para a Major PM Cícero Rodrigues da Silva, Subcomandante do 4º BPM, que participou do evento representando a Polícia Militar do Estado de Rondônia. “Essas atualizações são de grande importância, pois a antiga grade curricular estava baseada em legislações desatualizadas, e a participação de todas policias militares do Brasil com metodologias e sugestões acrescenta muito ao tema debatido”, ressaltou.
Policia Militar recupera celulares furtados
Os celulares recuperados foram entregues na Delegacia de Policia Civil local para medidas necessárias
Abordagens da Policia Militar resultam na captura de duas pessoas com mandados de prisão em aberto em menos de duas horas
Em seguida foi informado ao agente, dos seus direitos constitucionais e realizado exame de corpo de delito, sendo levado até a delegacia, para adoção das medidas cabíveis
Polícia Militar em Guajará-Mirim apreende menor de idade com mais de 500 litros de combustível contrabandeado
Na revista ao motorista do Fiat, os policiais militares identificaram que se tratava de um menor com 17 anos de idade que informou ter trazido o combustível para um caminhoneiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook