Poder Judiciário realizará a Operação Justiça Rápida no Baixo Madeira
A operação ocorrerá de 11 a 21 de junho e o primeiro distrito que receberá o barco da justiça será Monte Sinai.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Família e Criminal da Comarca de Porto Velho – Cejusc divulgou o cronograma da Operação Justiça Rápida Itinerante na Comarca de Porto Velho, que atenderá as comunidades do Baixo Madeira.
A Operação é a atividade que leva aos cidadãos resultados imediatos, promovendo a paz social nas comunidades com a solução dos conflitos de interesse, por meio das conciliações, indo com maior celeridade ao encontro dos anseios da população, com a entrega de uma justiça mais eficiente, mais democrática e mais sensível.
Certidão de nascimento, retificação de certidão com erro material, justificação para lavratura de certidão de nascimento, alimentos e visitas para os filhos e guarda de menores, além de cobranças, divórcio amigável, reconhecimento de paternidade e emissão de documentos são alguns dos itens da lista de serviços disponibilizados pela Operação, que conta com a presença de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, conciliadores, advogados e demais servidores de apoio, para atender à população.
Interessados deverão comparecer aos locais de atendimento portando os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço, bem como todos os documentos que comprovem o direito que deseja pleitear. Os servidores também fazem agendamento de audiências e esclarecem dúvidas dos usuários da Justiça.
A triagem e audiências serão realizadas das 8h às 18h, no próprio barco da Justiça.
Pela Justiça Rápida, a população mais carente tem acesso ao Poder Judiciário sem o pagamento de custas e demais emolumentos, além de ter a presença do Estado na solução de conflitos, com o rápido andamento dos feitos.
A Justiça Rápida Itinerante é um projeto que vai onde não há presença permanente de órgão do Poder Judiciário e realiza atendimentos inclusivos a pessoas carentes, levando às localidades distantes da cidade a estrutura necessária para solução de questões nas esferas Cível, Criminal, Infância e da Juventude, Família e Registros Públicos. Pioneiro na iniciativa da Justiça Itinerante no País, o Judiciário de Rondônia já foi muitas vezes reconhecido por institucionalizar esse programa e proporcionar acesso de fato a comunidades mais isoladas e sem oportunidade de uma viagem para resolver seus conflitos.
Parcerias
A Central de Atendimento ao Cidadão – Tudo Aqui estará presente na operação e realizará a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Passe livre do idoso e pessoa com deficiência, solicitação de segunda via da Certidão de Nascimento e Casamento.
Abaixo links para reportagens em vídeo de operações anteriores da Justiça Itinerante no Baixo Madeira:
Corregedora nacional vai ao baixo madeira em Rondônia
Justiça Itinerante faz Atendimento no Baixo Madeira
Casamento comunitário no Baixo Madeira
TCE-RO, Estado e Assembleia anunciam repasse de recursos, criação de fundo e prioridade para construção do novo João Paulo
Além dos recursos repassados à construção do Heuro (novo João Paulo), o conselheiro Edilson de Sousa também informou a destinação de R$ 25 milhões para auxiliar o Estado na resolução dos problemas financeiros enfrentados com a previdência (Fundo Financeiro do Iperon).
Simero parabeniza Tribunal de Contas de Rondônia pela doação de R$ 50 milhões para construção de hospital
O Sindicato acredita que com a construção dessa nova unidade de saúde, além de minimizar a superlotação do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, os médicos terão melhores condições de trabalho
Lei que prorroga gratificações na Advocacia-Geral da União é promulgada
A nova norma foi promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook