Policiais penais recebem a primeira dose da vacina contra covid-19 em Rondônia
Embora seja a segunda etapa da vacinação, grupo iniciou o processo neste sábado (10)
Quase 200 policiais foram beneficiados nesta fase da vacinação
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou neste sábado (10) a vacinação dos policiais penais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, no Sistema Penitenciário Estadual. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) 195 policiais penais receberam a primeira dose da vacina contra covid-19, sendo 100 na capital e 95 nas unidades dos demais municípios.
Os integrantes do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), bem como agentes que prestam serviços no Centro de Detenção Provisória e Penitenciária Feminina, em Porto Velho foram os primeiros a serem vacinados. Os policiais penais do Gape são responsáveis pelo transporte de detentos, sejam com covid-19 ou com outras enfermidades, e os das duas unidades foram selecionados por serem consideradas porta de entrada no Sistema Penitenciário.
Nos outros municípios do Estado o processo de seleção será o mesmo. De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Marcus Rito, este é o primeiro passo para a imunização coletiva contra a doença. Marcos Rito enfatizou que “essa vacina auxilia os servidores promovendo mais segurança no desempenho de suas atividades e contribui com a quebra do ciclo de contaminação, reduzindo o número de infectados”. Ainda segundo o secretário, a Sejus conta com aproximadamente 2.3 mil policiais penais; cerca de 1.7 mil se enquadram na lista de profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
Relatório da Sejus aponta que até a última sexta-feira (9), mais de 700 servidores lotados na pasta contraíram a doença e mais de mil detentos também testaram positivo para a covid-19. “O controle foi feito, mas o coronavírus se espalha com muita velocidade. Por isso essa vacina é tão importante para a categoria”, enfatiza o secretário.
O policial penal Lauro Pereira da Silva, foi um dos profissionais da categoria que recebeu o imunizante neste sábado. Ele relatou que a vacina representa mais segurança aos profissionais, principalmente aos membros do Gape. “Essa segurança é, também, proporcionada à comunidade carcerária como um todo”, enfatiza.
Governo disponibiliza mais doses de vacina para profissionais da Segurança Pública e forças armadas que atuam na linha de frente contra a covid-19
Profissionais das esferas estadual e federal estão na lista de beneficiados
Planejamento de reintegração de pose realizado pela PM prima pela integridade física e segurança
Governo de Rondônia dá suporte ao judiciário em processos de reintegração
Polícia Militar prende jovem por tráfico de drogas com mais de 25 porções de maconha
Jovem jogou droga debaixo do carro enquanto estava com menor de idade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook