População deve redobrar cuidados com a rede elétrica durante períodos chuvosos
Em caso de acidentes ou falta de energia, entre em contato com a Energisa
A rede elétrica é projetada para ser segura, com altura adequada em relação ao solo e materiais resistentes. No entanto, durante chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes, quedas de árvores e colisões de veículos, a rede pode ser afetada, resultando na ruptura de cabos ou deixando-os suspensos ou caídos no chão.
Nessas situações, é fundamental que as pessoas se afastem imediatamente e entrem em contato com a Energisa. O mesmo procedimento deve ser seguido em casos de acidentes envolvendo placas, telhas ou árvores que atinjam a rede elétrica. Mesmo que o cabo esteja partido, ele pode continuar energizado, representando um risco sério de acidentes. Sinalize o local a uma distância segura, afaste-se da área e nunca toque no cabo sob nenhuma circunstância.
“Recomendamos que os moradores não utilizem objetos, como madeira ou hastes metálicas, para afastar o fio rompido, devido ao risco de choque elétrico. Apenas profissionais autorizados pela Energisa, que possuem o treinamento e os equipamentos de proteção adequados, estão capacitados para realizar intervenções na rede elétrica”, destaca Ramos, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa.
Confira outras dicas importantes para evitar acidentes durante chuvas e tempestades:
- Em caso de descargas atmosféricas, retire imediatamente das tomadas aparelhos como televisores, sistemas de som, ventiladores, computadores, carregadores de celulares e outros equipamentos eletrônicos. Ao desligá-los, use calçados com solado isolante, preferencialmente de borracha.
- Se estiver na rua, mantenha-se afastado de campos de futebol, piscinas, lagos, praias, árvores, mastros e locais elevados. Nunca se abrigue perto de postes ou sob fiações elétricas.
- Se perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue aparelhos em tomadas localizadas nessas áreas, pois podem causar choques e mau funcionamento, além de danificar os equipamentos.
- Evite realizar manutenção em telhados ou manusear equipamentos elétricos conectados à rede durante tempestades.
- Se estiver dirigindo e não for possível continuar o deslocamento, estacione o carro em um local seguro e permaneça dentro do veículo.
Em caso de acidentes ou falta de energia, entre em contato com a Energisa por um dos canais abaixo:
Gisa via chat: https://gisa.energisa.com.br
Aplicativo Energisa On: Disponível nas lojas de aplicativos para smartphones
Call Center: 0800 647 0120
Site: www.energisa.com.br
Setor estima perda de mais de 400 mil hectares de cana-de-açúcar em todo o país
Medida Provisória pode facilitar repasses para prevenção e combate a queimadas. Texto prevê que estados e DF possam tomar empréstimos ou receber doações de agentes financeiros, mesmo em situações de irregularidade ou pendência fiscal
Dr. Ajuda: pubalgia de origem ortopédica
Neste episódio, o Ortopedista especialista em quadril Dr. Helder Miyahara (CRM: 129.260/ SP) fala sobre pubalgia de origem ortopédica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook