Por que Rondônia é o estado que mais mata mulheres no Brasil
Estado tem a maior taxa de feminicídio do país, quase o triplo da média nacional. Despreparo da polícia, impunidade e avanço de igrejas fundamentalistas contribuem para cenário, apontam especialistas
Faz três meses que Carla* (que teve o nome alterado pela reportagem) não vê os filhos. Na última vez que tentou, na véspera do dia das mães, ela foi esfaqueada pelo ex-marido em frente da casa. Os golpes deixaram marcas no peito, no braço e nas mãos. O agressor só parou porque um motoboy que passava na rua o segurou, e Carla conseguiu fugir.
"Ele tentou arrancar o meu olho e quebrar o meu pescoço", conta Carla à DW. "Ele só não me matou porque ele não tinha uma arma", afirma a vítima por telefone.
Para viver, Carla, 34 anos, se escondeu. Ela era casada desde os 18 com o agressor, que sempre foi ciumento. O problema escalou quando ela passou num concurso público e foi fazer um treinamento fora. Foi quando ela descobriu que estava sendo espionada por meio de um aplicativo instalado secretamente no celular pelo marido.
A tentativa de feminicídio está sendo investigada pela polícia civil de Rondônia, onde o crime ocorreu. O estado tem a maior taxa de feminicídio do Brasil: foram 3,1 vítimas por 100 mil habitantes em 2022. O número é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 1,4, apontam os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Leia a matéria completa: https://www.dw.com/pt-br/por-que-rond%C3%B4nia-%C3%A9-o-estado-que-mais-mata-mulheres-no-brasil/a-66648450
Atividades esportivas e de lazer marcam programação na zona Sul da capital
Projeto Rua de Lazer resgata brincadeiras de rua por meio de práticas de esporte e lazer
Portas blindadas são novo meio de reforçar a segurança de residências
Com sua estrutura sólida e materiais de alta resistência as portas blindadas se mostram eficazes contra intrusões e riscos externos
PGR pede que ex-comandantes da PM do Distrito Federal cumpram prisões preventivas em diferentes unidades
Foi pedido ainda que coronéis fiquem sob supervisão de oficial com patente superior à deles e que STF abra nova frente para continuar apuração
Comentários
Meu Deus, quando comecei a ler isso já vi que quem escreveu é totalmente despreparado, com dados que tirou da bunda de alguém.
Quais especialistas que apontam essas causas?? Eles deveriam estudar um pouco mais. Estão totalmente equivocados, existe vários fatores para esse aumento, e tenho certeza que a religião não é uma delas, se eles quiserem debater sobre o assunto eu estou a disposição.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook