Portadores de necessidades auditivas podem acionar equipes de emergência por meio do aplicativo “S.O.S Surdos”
O “SOS Surdo” é gratuito e os interessados devem primeiramente preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez, com informações pessoais e endereço
O aplicativo permite que a comunidade acione equipes de emergência de plantão do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado
Em comemoração ao “Dia Nacional do Surdo” neste sábado (26), o Governo de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros de Rondônia, lançou na manhã de sexta-feira (25), um aplicativo que tem o objetivo de incluir socialmente os portadores de necessidades auditivas, além de crianças, idosos e pessoas que não sabem ler e escrever (analfabetos), através do “S.O.S Surdos”. O aplicativo permite que a comunidade acione equipes de emergência de plantão do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado através de um simples toque.
O “SOS Surdo” é gratuito e os interessados devem primeiramente preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez, com informações pessoais e endereço. O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário. Está disponível para download no sistema Android, e posteriormente com o aperfeiçoamento do App será disponibilizado para sistema iOS.
A engenheira do Corpo de Bombeiros em Vilhena, Verônica Rech, idealizou e desenvolveu o aplicativo. Buscou patrocínios para colocar em prática o projeto e afirma que sentiu a necessidade de atender não somente o público surdo, mas qualquer pessoa que em uma emergência possa recorrer ao aplicativo, no intuito de prestar um serviço social para o bem comum.
O aplicativo é gratuito e possui reconhecimento da localização do usuário
“Fui buscar informações com uma professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que confirmou para mim na época que não havia nenhuma ferramenta para esse público com relação à segurança pública. Ela me respondeu que eles ficam dependentes de vizinhos e familiares para pedir algum tipo de ajuda. Não achei justo, temos tanta tecnologia e inclusão. Os surdos buscam ter certa independência, moram sozinhos, casam-se, porque a segurança pública que é um serviço básico e direito de todo mundo, não é acessível a eles? Descobri que não há projetos fixos no País e não existe algo público nem nada, existem projetos, mas nada oficial”, relata.
A engenheira explica ainda que o projeto teve início no município de Vilhena, onde testes com o aplicativo já foram realizados, além do curso de Libras para os bombeiros, ministrado pela professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Indira Siomionato Moura. Ela é surda e a primeira mestre em Libras do Estado. Esteve presente no evento e aprovou o App como ferramenta para o público.
“Eu acho muito importante o aplicativo para a comunicação da comunidade surda que há pouco tempo não tinha a acessibilidade, e a pessoa surda em casa, sozinha se precisasse como teria acessibilidade, como teria comunicação? Não tinha, por isso estou feliz pela criação do aplicativo”, relata a professora em libras.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Gilvander Gregório de Lima parabenizou os envolvidos do projeto e acredita no desenvolvimento do sistema para atender ao público.
“Acesso a um celular é fácil hoje em dia, e a internet também, esse é um complemento, essa ideia pode ser melhorada. A comunidade surda pode nos ajudar desenvolver e aperfeiçoar este aplicativo, por isso os convidamos para a apresentação do mesmo. Queríamos que isto acontecesse no mês de setembro que é o mês azul, da inclusão social no Estado em Rondônia”. finalizou o comandante.
Acumulada, Mega-Sena deve pagar R$ 50 milhões neste sábado
Apostadores podem fazer seus jogos até as 19h
Justiça mantém obrigação para Flordelis usar tornozeleira eletrônica
Defesa da deputada alegou constrangimento ilegal
Covid-19: Rondônia com 64.732 casos e 1.328 mortes; Porto Velho tem 29.668 infectados
Hoje (25) foram registrados cinco óbitos por Covid-19 em Rondônia, sendo uma mulher de 89 anos e quatro homens (34, 51, 80 e 93 anos) todos do município de Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook