Porto Velho Calama promove Programação Especial para o Novembro Negro
Os organizadores convidam a comunidade a conferir a programação completa e a participar deste momento de conscientização e respeito à cultura afro-brasileira
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está com uma programação especial em celebração ao Novembro Negro, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à reflexão sobre a importância da inclusão e da diversidade étnico-racial. A agenda do evento traz uma série de atividades voltadas ao público acadêmico e à comunidade, com rodas de conversa, palestras, exposições, desfiles e apresentações artísticas.
Os organizadores convidam a comunidade a conferir a programação completa e a participar deste momento de conscientização e respeito à cultura afro-brasileira.
Conforme a programação, nos dias 5 e 6 de novembro, a Roda de Conversa tem a presença de Débora Honorato e Roberta Paiva, do Grupo de Inovação Social (GSI), das 16 às 18 h no Aquário (Incubadora). É oportunidade para discutir inovação social e a inserção da comunidade negra na Amazônia, promovendo trocas de ideias e experiências.
No dia 11 de novembro, o Painel “O negro na Amazônia” terá a presença do Professor Sérgio Luis de Souza, sociólogo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), das 16 às 18 h no Miniauditório. Será um debate sobre história, desafios e protagonismo da população negra na Amazônia, mediado por um especialista local.
De 18 a 30 de novembro, estará ocorrendo exposição dos alunos da Professora Telma Martins, no hall de entrada do campus. Os trabalhos expostos refletem a cultura afro-brasileira e amazônica, promovendo visibilidade e orgulho para a diversidade presente em nossa sociedade.
Em 27 de novembro, ocorre o desfile de moda afro, pintura corporal e apresentação musical, organizados pelos alunos da Professora Telma Martins, a partir das 16 h no espaço da cantina. Este evento celebra a moda afro e expressa a beleza da estética negra, além de valorizar as manifestações culturais por meio de música e arte.
No dia 28 de novembro, a Palestra “O negro na sociedade de classe”, com Léo Péricles, inicia às 19 horas no auditório. Ativista e palestrante, Péricles abordará o papel da população negra na estrutura social e os desafios enfrentados em uma sociedade marcada pela desigualdade.
“O Novembro Negro é mais do que um evento, é uma oportunidade para fortalecermos o diálogo e valorizarmos as raízes culturais afro-brasileiras”, afirma o Professor Joilson Arruda, Coordenador do evento e representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRO Campus Porto Velho Calama. “Queremos que todos participem e se sintam parte dessa celebração, que promove o respeito, o reconhecimento e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, enfatiza Joilson.
Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO terá primeira edição
A realização da Feira é uma conquista para o Instituto Federal e para os agricultores que trabalham com a agricultura em regime familiar e agroecológico
Governo de RO convoca sociedade para eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica
Os Comitês de Bacia Hidrográfica desempenham um papel essencial na gestão dos recursos hídricos, sendo constituídos por membros da comunidade local
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook