Porto Velho celebra dois anos com impacto ambiental positivo
Com média de 13 mil toneladas de resíduos tratados por mês, empreendimento é referência na gestão de resíduos sólidos na capital e região
O Ecoparque Porto Velho completou, em novembro, dois anos desde o início de sua operação plena, sendo responsável pelo tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos da capital e de cidades próximas. Ao longo desse período, o empreendimento já processou, em média, mais de 312 mil toneladas de resíduos, consolidando-se como um marco histórico para a gestão ambiental na região Norte.
Localizado estrategicamente próximo à BR-364, o Ecoparque é o primeiro e único empreendimento desse porte na cidade de Porto Velho e em toda a sua macro-região, sendo também referência para municípios vizinhos que buscam soluções ambientalmente adequadas para o descarte de resíduos.
Além de atender ao município de Porto Velho, o Ecoparque recebe resíduos provenientes de cidades próximas e grandes geradores privados, contribuindo diretamente para a eliminação de lixões a céu aberto e para a mitigação dos impactos socioambientais associados à destinação irregular.
A estrutura do Ecoparque foi projetada com impermeabilização total da área de disposição final, tratamento do chorume, controle de gases e sistema de drenagem pluvial. Esses cuidados garantem a preservação do solo e dos lençóis freáticos, especialmente por estar em uma área próxima ao Rio Madeira.
“O Ecoparque surgiu para atender a uma demanda histórica de Porto Velho. A cidade precisava de uma solução definitiva e ambientalmente segura para seus resíduos, e conseguimos entregar isso com tecnologia e responsabilidade”, destaca Iuri Faria, Diretor Comercial.
Com dois anos de operação, o empreendimento já se consolida como agente de transformação ambiental para o presente e o futuro da região, contribuindo para a qualidade de vida da população, o fortalecimento de políticas públicas e o respeito à legislação ambiental.
Geração de energia limpa
A partir do próximo ano, o Ecoparque Porto Velho dará início à instalação de sua planta de produção de biogás e biometano, com o objetivo de transformar os gases gerados pela decomposição dos resíduos em energia limpa e renovável. A iniciativa vai ampliar ainda mais o impacto positivo do empreendimento, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a diversificação da matriz energética local.
Com dois anos de operação, o Ecoparque já se consolida como agente de transformação ambiental para o presente e o futuro da região, contribuindo para a qualidade de vida da população, o fortalecimento de políticas públicas e o respeito à legislação ambiental.
TRT-14 realiza webinário sobre violência digital contra mulheres
O evento promovido pelo CNJ reúne especialistas para discutir desafios e soluções de proteção no ambiente virtual
Fotobiomodulação: o que é e como atua no lipedema
Estudo pioneiro revela efeitos imediatos no tecido de mulheres com a doença;
Prefeitura seleciona médico veterinário até 25
O edital contempla o preenchimento de uma vaga e pode ser acessado clicando no link




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook