Porto Velho não é a pior capital do País
A cidade não é nenhuma Curitiba! Mas cabem aqui quase 78 curitibas e meia!
Não tenho procuração para defender a prefeitura ou o governo do estado, mas não posso me abster de fazer a defesa de uma terra que me acolheu há quase 40 anos. Um texto que circulou nos últimos dias comete uma grande injustiça em relação à capital rondoniense ao classificá-la como a pior capital do país, com base em critérios estabelecidos pelo “Mapa da Desigualdade”. Divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, o trabalho avalia dados sobre saúde, educação, moradia, renda, violência e saneamento nas 26 capitais. Curitiba ocupa o primeiro lugar, Palmas o quarto e Porto Velho o último.
Não encontrei a íntegra da pesquisa, mas posso assegurar que Porto Velho foi classificada como a pior capital do país exclusivamente à conta do quesito saneamento, com vergonhosos 5,8% de redes de esgotos até hoje. E caindo, já que não acompanha o crescimento da cidade. A solução, exaustivamente anunciada, especialmente nos palanques, ainda depende de uma tal política municipal de saneamento e de um plano municipal de saneamento, ambos “em elaboração”.
Estou convencido, porém, de que a capital rondoniense não faz tão feio nos demais itens avaliados. A cidade de Salvador, por exemplo, fica em último no quesito “População abaixo da linha de pobreza”, com 11%. Perde também em “Desnutrição Infantil”, com 4%. Em “Gravidez na adolescência” o pior indicador fica com Macapá, com 18%. No quesito longevidade média, Boa Vista assusta: 57 anos. Em desemprego, o melhor índice é de Campo Grande, com 3,4%. E o pior, novamente, é da capital baiana, com 16,7%.
O “Mapa da Desigualdade” compara criminosamente, contudo, no tal ranking, Porto Velho, que recebe os piores indicadores, a Curitiba, dona dos melhores.. Só não observa que Curitiba é a melhor cidade do país para administrar, já que só possui zona urbana e nada de zona rural. Porto Velho possui uma área territorial de 34.090,952 km², enquanto Curitiba tem meros 434,892 km², segundo a FIBGE(2022). Ou seja: cabem aqui 78,38946681015057 curitibas. Então?
Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro
Ex-presidente pediu documento para viagem a Israel
Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia
Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, mas sim como uma ferramenta para orientá-lo de maneira sustentável
PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado
São necessários 49 votos de senadores em cada turno para a matéria ser aprovada e seguir para análise da Câmara dos Deputados
Comentários
Quem tenta defender o indefensável apanha feito boi no roçado: o jornalista C.H.A disse em letras garrafais que PORTO VELHO NÃO É A PIOR CIDADE DO BRASIL. Depois se esqueceu de dizer aos seus leitores que era 1° de Abril. Por isso só escreveu mentiras.
O autor escolheu bem o dia para defender as péssimas gestões dos governantes que passaram por aqui. 1º de abril, pegadinha do malandro.
Parabéns, por defender nossa capital nosso Estado. Terra acolhedora. Faço parte dessa gente que chegou aqui e daqui tivemos grandes oportunidades. Fico puto de Ver um tal de Nazareno toda semana, descendo a lenha no nosso Estado. Deveria parar de receber, o salário de aposentado . Continua comendo o que o povo de Rondônia produz.
Não entendi: se Porto Velho é muito grande em território, deveria ser melhor para se administrar, pois tem mais recursos naturais e o agronegócio se expande mais gerando assim mais riqueza. Seguindo essa lógica maluca e absurda é a mesma coisa dizer que o Brasil tem muitos problemas porque é grande demais. Loucura! Será que esse jornalista conhece o igarapé dos Tanques em Porto Velho? Teria coragem de beber água nele?
O pior cego é aquele que não quer ver. O colunista tenta chover no molhado e mente para si mesmo de forma descarada. Não aceitar a realidade nua e crua, só piora a situação dessa cidade, nobre senhor! Pois tenta esconder o óbvio e assim prejudica uma possível busca de soluções. Porto Velho, em saneamento básico e em água tratada, é sim a PIOR CIDADE do BRASIL. E quem diz isso é o prestigiado INSTITUTO TRATA BRASIL. Só porque o cara mora há 40 anos aqui não vai mudar em nada esta triste realidade. Seu falso e idiota telurismo tenta escamotear a realidade vista por todos. É um texto típico desses feitos só para agradar aos políticos, os maiores responsáveis por esta cidade ser o LIXO IMUNDO que é. Abra os olhos, senhor! Não se faça de cego. E não tente covardemente e criminosamente convencer os seus leitores e os habitantes daqui de que na cidade de Porto Velho está tudo uma maravilha. Li o seu texto e depois dei uma voltinha pelas ruas da cidade, onde também moro há bem mais tempo do que o senhor. E vi a realidade, pois tenho vergonha de mentir para mim mesmo. E como sempre vomitei e senti asco de tanta sujeira, lodo e carniça.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook