Prefeito firma acordo com a OPAS para intensificar combate à Covid-19
Reunião também serviu para detalhar Termo de Cooperação em estudos relacionados à saúde no Brasil
Reunião alinhou estratégias de combate à Covid-19
O prefeito Hildon Chaves esteve reunido, na sexta-feira (5), com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), para debater sobre o Termo de Cooperação com o município, em estudo e programas para a melhoria em ações de saúde, principalmente, em relação ao novo coronavírus (Covid-19) e suas variantes. A reunião aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho.
“Rodrigo Stabeli e Rodrigo Saide são pesquisadores de muita ‘expertise’. Já percorreram vários estados do Brasil com a intenção de fortalecer as ações no combate a Covid-19 através da OPAS. Estão em Porto Velho para fortalecer os compromissos com o Termo de Cooperação”, disse o prefeito apresentando os representantes da organização.
Rodrigo Stabeli, pesquisador da Fiocruz e representante da OPAS, e Rodrigo Saide, consultor nacional da OPAS, vieram debater detalhes do Termo de Cooperação e ampliar a contribuição no monitoramento, avaliações e resultados dos pacientes que contraíram a Covid-19.
“Os estudos ajudam a promover estratégias de comunicação e vacinação, que são importantes na proteção da população contra a transmissão do vírus e suas variantes”, explicou Rodrigo Saide.
Segundo Rodrigo Stabeli, a OPAS desenvolveu uma sonda que é capaz de identificar até três tipos de variantes do coronavírus (P.1, B.1.1.7 e a 3.5.9). Ele anunciou que, em breve, a sonda, que no momento passa por testes, estará disponível para todos os países da América do Sul, através da Fiocruz. “A Fiocruz fez uma avaliação ampliada e testou, até ontem (4), mil amostras em diferentes estados e identificou que essas variantes já estão em circulação pelo Brasil”, revelou o pesquisador.
Há duas semanas, a Prefeitura de Porto Velho recebeu 12 mil testes rápidos de antígenos doados pela OPAS para apoiar o município no combate à pandemia da Covid-19.
Os testes fornecem resultados em até 15 minutos e com alta taxa de confiabilidade. Com eles há maior precisão na descoberta de pessoas infectadas, o que permite imediato isolamento do paciente para conter a proliferação do vírus.
Também participaram da reunião o secretário-geral de Governo, Fabrício Jurado e a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Wesley Pontes
Feira Livre de domingo vai funcionar ao lado do prédio do relógio em Porto Velho
A transferência acontece até que o nível do rio volte à sua normalidade
Obra de esgoto realizada pelo consórcio de empresas APJ-CIMA é fiscalizada pela vice-prefeita
Com mais de 15 km de instalações já feitas, obra avança rapidamente com supervisão do Saae
Governo de Rondônia suspende 9ª edição da Rondônia Rural Show devido avanço da Covid-19
A Rondônia Rural Show Internacional foi adiada em respeito ao protocolo de segurança de saúde no combate ao coronavírus, para proteger a vida dos produtores rurais, empresários, expositores e visitantes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook