Prefeito Hildon Chaves sanciona lei que institui a política de conscientização, prevenção e combate às queimadas urbanas em Porto Velho
Texto também institui a segunda semana de maio a cada ano para reforçar as ações de conscientização dos munícipes
Todos os órgãos da Prefeitura serão mobilizados juntos com a Defesa Civil na fiscalização contra queimadas
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, sancionou a Lei Nº 3.134, de 22 de fevereiro de 2024, que institui a política de conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas urbanas em todo município. O documento já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
A lei tem a finalidade de orientar os servidores municipais e prestadores de serviços da Prefeitura a não realizarem queimadas urbanas; promover campanhas educativas; intensificar a fiscalização; reduzir a emissão de fumaça; diminuir o número de pacientes com problemas respiratórios; preservar o meio ambiente e ainda determina que (anualmente) a segunda semana de maio seja incluída no Calendário Oficial do Município para ações que enfatizam a consciência ambiental.
Também conforme o texto sancionado, anualmente, a partir de maio (caso seja conveniente), a Prefeitura deverá mobilizar todas as secretarias e demais órgãos municipais para a realização de limpeza, recolhimento de materiais e implantação de aceiros no entorno dos parques municipais, praças e outros espaços suscetíveis a queimadas.
Ainda de acordo com a lei, todos os órgãos da Prefeitura serão mobilizados nesse mesmo período, juntos com a Defesa Civil na fiscalização contra queimadas, as campanhas de conscientização serão reforçadas em todos os meios de comunicação; será mobilizada uma quantidade maior de servidores públicos municipais, em conjunto com a Defesa Civil, para receber e verificar todas as denúncias de queimadas.
Com relação aos recursos a serem disponibilizados para atender as despesas com a devida aplicação da lei, “estes poderão ser obtidos mediante parceria com as empresas de iniciativa privada ou governamental”. Confira a lei na íntegra.
Redução de voos: Audiência de conciliação entre Município e Empresas aéreas termina sem acordo e processo entra na fase de instrução e julgamento
Ação proposta pela prefeitura de Porto Velho na 2ª Vara de Fazenda Pública foi motivada por redução de voos na região
Pesquisa traz dicas sobre como reduzir desperdício de alimentos
Perdas são responsáveis por 10% das emissões de gases de efeito estufa
Aposentados e Pensionistas: TRT-14 implanta Prova de Vida Digital por aplicativo móvel de reconhecimento facial
A partir de março, a prova de vida pode ser realizada, preferencialmente, de forma digital, utilizando um aplicativo móvel com reconhecimento facial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook