Prefeitura assina acordo para implantar programa Famílias Fortes em Porto Velho
CRAS será responsável pelo cadastramento 135 famílias para o projeto-piloto
A Prefeitura de Porto Velho assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MNDH), para implantação do programa Famílias Fortes no município.
O prefeito Hildon Chaves assinou o documento, de forma eletrônica, na quinta-feira (4). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) será responsável pela a execução dos projetos e ações decorrentes do compromisso.
O programa prevê atendimento às famílias com filhos de 10 a 14 anos com nova metodologia, que busca fortalecer o bem-estar dos membros da família, melhoria na comunicação e fortalecimento dos vínculos familiares favorecendo a função de proteção às crianças e adolescentes.
EXPECTATIVAS
No programa Famílias Fortes os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
No Projeto-Piloto serão atendidas ao todo cerca de 135 famílias que serão selecionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Porto Velho.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, informou que o início das atividades com as famílias está previsto para o mês de abril, e até lá, a Semasf estará em contato com a Secretaria Nacional da Família para adequar a estratégia dos trabalhos devido à situação do momento de pandemia.
“É muito importante o programa Famílias Fortes nesse momento de pandemia, em que as famílias vivem os efeitos do isolamento social prolongado e precisam de auxílio para o fortalecimento de vínculos”, observou Claudi Rocha.
Texto: Adaídes Batista
Foto: Leandro Morais
Prefeitura modifica forma de atendimento ao público para evitar aglomerações
Parte dos serviços municipais será de forma remota
DER fortalece atuação das Residências Regionais no Estado para atender demandas dos municípios
Equipe da Coordenação de Operações e Fiscalização do DER visita todas as residências regionais do DER no Estado
Grupo de trabalho propõe medidas para otimizar recuperação judicial e falências
O magistrado ou magistrada que tramita esses processos é responsável por definir a pessoa que fará a administração judicial, que faz gestão das massas falida e fiscal das empresas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook