Prefeitura busca solução para cuidar da saúde dos animais

Objetivo é criar política pública para atender os animais em todos os sentidos e ações de controle.

Assessoria
Publicada em 09 de outubro de 2017 às 14:51
Prefeitura busca solução para cuidar da saúde dos animais

A prefeitura de Porto Velho busca solução para cuidar da saúde, bem-estar e controle dos animais (cães e gatos) que ficam perambulando pelas ruas da cidade. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na tarde de sexta-feira (6), no Palácio Tancredo Neves, com a presença do prefeito dr Hildon Chaves, da primeira-dama Ieda Chaves, da procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Gisele Bleggi e de técnicos das secretarias de Saúde (Semusa), Meio Ambiente (Sema), Transportes e Trânsito (Semtran), assessores diretos do gabinete do prefeito e o vereador Aleks Palitot.

Dentre os assuntos abordados, falaram sobre atendimentos de urgência e emergência aos animais acidentados ou doentes, programa de castração, medicação, vacinas, espaço para abrigar os bichos, parcerias com organizações não governamentais que cuidam de animais abandonados, parceria com faculdades, captação de recursos e a definição da secretaria responsável para cuidar da política a ser implantada pelo município direcionada ao setor.

“Primeiro é necessário definir quem vai ficar com essa responsabilidade para que possamos determinar as ações. Por enquanto não há ninguém que responda pelo setor”, lamentou o prefeito, que sugeriu ao subsecretário Robson Damasceno, do Meio Ambiente, encabeçar as politicas voltadas ao atendimento dos animais.

A primeira-dama sugeriu “ações progressivas”, já que não é possível fazer tudo de uma vez e ainda é preciso destinar orçamento para as os serviços a serem implantados em favor dos animais. “Precisamos construir soluções conjuntas e dar o primeiro passo, depois vamos avançando no que for necessário”, comentou.

Damasceno informou que em 2015 a prefeitura firmou convênio com a faculdade Fimca para a castração de mil animais, mas o trabalho não foi realizado porque o município não cumpriu com sua parte, que era transportar os animais até o local dos procedimentos. “A faculdade ainda está disposta a continuar com a parceria e até sugeriu fazer 300 castrações e 700 atendimentos emergenciais”, completou o secretário.

Ao final da reunião ficou definido que o prefeito vai manter contato com a Fimca para ver a possibilidade de celebrar novo convênio, enquanto que a Sema vai criar um departamento específico para cuidar dos animais. O município vai em busca de recursos, seja de programas específicos, seja por meio de ementa parlamentar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook