Prefeitura constrói aceiros em área militar para evitar propagação de incêndio
Trabalho determinado pelo prefeito Hildon Chaves foi realizado pela Sema, com apoio da Brigada Municipal.
Para evitar a propagação de incêndio em uma área de floresta pertencente à Base Aérea de Porto Velho, na região do Espaço Alternativo, zona Norte, como ocorreu em anos anteriores, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Brigada Municipal, construiu aceiros no local.
O subsecretário Robson Damasceno (Sema), explica que a medida faz parte de um programa preventivo desencadeado pela gestão municipal, determinada pelo prefeito Hildon Chaves, para evitar que a vegetação e os animais que vivem ali, sejam consumidos pelas chamas nesse período de ‘verão amazônico’.
Como a área é bastante extensa e um incêndio no local produz grande quantidade de fumaça, o trabalho também vai evitar que muitas pessoas, especialmente idosos e crianças, sofram com doenças respiratórias devido a inalação da fumaça tóxica.
“Aceiro é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e florestas, para impedir propagação de incêndios. O local possui incidência de focos de calor e devido a proximidade com o aeroporto, necessita de segurança e prevenção quanto a acidentes”, acrescentou Damasceno.
Capacitação
Ainda de acordo com a chefe da Brigada Municipal, Carmem Cristina, antes de colocar em prática a construção dos aceiros, foi realizado um curso de capacitação com 30 brigadistas ‘novatos’ para que aprendessem a operar o trator de arado e gradagem disponibilizado pela Sema.
“O curso também vai servir para vários outros tipos de combate. Às vezes, quando o foco está muito grande, temos que fazer uma linha de atuação bem à frente. É para isso que vai servir. Nós temos as lâminas de arado para gente poder fazer esse tipo de serviço”, disse Cristina.
Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviços para retomar obras no Skate Park
Além da continuidade a uma obra abandonada por outras gestões, Hildon Chaves entrega caminhões para a Emdur e assina termo de cessão de uso de um terreno.
Comissão de Gestão e Acompanhamento do Plano analisa pedidos de licença para estudos de Mestrado
Ressalta-se que dos seis pedidos analisados pela comissão, apenas um foi indeferido, por apresentar tema fora da área de atuação da educação.
Fundo Proleite destaca investimentos para o desenvolvimento da cadeia produtiva em Rondônia
O Fundo Proleite registra neste ano, em conta, mais de R$ 40 milhões, destes, R$ 16 milhões já foram investidos até maio.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook