Prefeitura de Porto Velho realiza atividades de conscientização e combate ao trabalho infantil
Ações lideradas pela Prefeitura visam sensibilizar a sociedade sobre o impacto negativo do trabalho infantil
Ação visa reforçar as políticas públicas desenvolvidas pela gestão do prefeito Léo Moraes para erradicar o trabalho infantil
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de Junho), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), em parceria com o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, realizará várias ações com objetivo de conscientizar a população.
“O trabalho infantil é um grave problema social que compromete o desenvolvimento físico, psicológico e emocional das crianças, e pode comprometer sua educação e o futuro. Em muitos casos, crianças e adolescentes são forçados a trabalhar em condições precárias e perigosas, o que coloca em risco sua saúde e bem-estar”, afirmou a secretária Lucília Muniz Queiroz, titular da Semasf.
As ações lideradas pela Prefeitura visam sensibilizar a sociedade sobre o impacto negativo do trabalho infantil, promover a educação como a melhor ferramenta de proteção para as crianças e adolescentes, mobilizar governos, empresas e organizações diversas para garantir que as crianças tenham acesso a direitos básicos, como educação, saúde, lazer.
Elas também têm o propósito de reforçar as políticas públicas desenvolvidas pela gestão do prefeito Léo Moraes para erradicar o trabalho infantil, garantir que os adolescentes estejam em programas de capacitação profissional, e prestar orientações sobre os danos causados pelo trabalho infantil a saúde física e mental de crianças e jovens, entre temas de suma importância.
Rede municipal de proteção à infância atua diariamente para combater esse cenário
As atividades contra o trabalho infantil ocorrerão em bares, restaurantes e no comércios em geral, entre outros ambientes, com a divulgação dos canais de denúncia como o disque 100, Conselhos Tutelares, Creas e Plantão Social por meio do telefone (69) 98473-5966.
O Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil é composto por atores da rede de proteção de crianças e adolescentes, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chance, Indesp, Ciee e Conselhos Tutelares.
NÚMEROS
Segundo dados do IBGE, mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes ainda trabalham de forma irregular no Brasil. Em Porto Velho, a rede municipal de proteção à infância tem atuado diariamente para combater esse cenário, identificando casos, acolhendo famílias em situação de risco e promovendo ações educativas que envolvem escolas, comunidades e instituições.
O prefeito Léo Moraes disse que a Prefeitura seguirá investindo em políticas públicas que garantam direitos, ampliem o acesso à educação e assegurem um futuro digno para nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos construir uma cidade onde crescer seja um direito de todos.
Governo de RO realiza mutirão para regularização ambiental rural
Os atendimentos acontecem na Câmara Municipal de Cacoal, das 7h às 16h, com equipes da Emater-RO, Sedam e parceiros, oferecendo suporte técnico gratuito
Moacyr Franco chega em Porto Velho no sábado
Cantor, compositor e comediante faz apresentação especial com ingresso grátis no encerramento do Rondofest
Rondônia mostra força no maior evento de Marketing e Comunicação do Cooperativismo Nacional
A presença de Rondônia foi expressiva. Além da comitiva formada por representantes das cooperativas, o Sistema OCB/RO




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook