Prefeitura debate fortalecimento do setor madeireiro com representantes públicos e privados
A necessidade da realização da reunião deu-se a partir dos registros de diminuição do trabalho e retratação do setor madeireiro, o que ocasionou a redução de outros segmentos, afetando o setor produtivo de toda a região
Em busca de soluções e estratégias para fortalecer o setor madeireiro em Rondônia, a Prefeitura de Ministro Andreazza, através do prefeito Milla da Agricultura promoveu, na última segunda-feira (02), uma importante reunião que reuniu representantes de instituições públicas e privadas para tratar dos impactos e alternativas diante das exigências estabelecidas pela Instrução Normativa nº 19/2024, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A necessidade da realização da reunião deu-se a partir dos registros de diminuição do trabalho e retratação do setor madeireiro, o que ocasionou a redução de outros segmentos, afetando o setor produtivo de toda a região.
O encontro contou com a presença do prefeito de Ministro Andreazza, Milla da Agricultura, e do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, além de representantes dos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Presidente Médici, Alta Floresta do Oeste e Espigão D’Oeste. Também participaram os deputados estaduais Cássio Góis e Cirone Deiró, e a deputada federal Silvia Cristina, que acompanhou a reunião por videoconferência.
O setor produtivo foi representado por entidades como a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), sindicatos ligados ao segmento madeireiro, além de representantes do próprio Ibama e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). Também estiveram presentes representantes de entidades de segmentos que foram impactados com a alteração da Instrução Normativa IBAMA nº 21/2014.
Durante a reunião, os participantes defenderam a necessidade de prorrogação dos prazos estabelecidos pela Instrução Normativa nº 19/2024, como forma de garantir segurança jurídica e estabilidade ao setor, evitando prejuízos à geração de emprego, arrecadação e à movimentação econômica de toda a cadeia produtiva ligada à extração e comercialização de madeira, lenha e produtos derivados.
A proposta busca assegurar que o setor tenha tempo hábil para se organizar, em parceria com os detentores dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), permitindo que todos possam ajustar e regularizar eventuais passivos ambientais, sem comprometer o funcionamento de empresas e a economia regional.
De acordo com o prefeito Milla da Agricultura, a reunião foi fundamental para unificar o posicionamento dos gestores e lideranças de Rondônia em defesa de um setor essencial para o desenvolvimento econômico local.
“O diálogo entre as prefeituras, parlamentares, órgãos ambientais e entidades de classe é o caminho para construir soluções viáveis, que respeitem a legislação ambiental sem inviabilizar as atividades produtivas”, destacou.
A Prefeitura de Ministro Andreazza reforça seu compromisso em defender os interesses do setor produtivo local, trabalhando em conjunto com os demais municípios e instituições para garantir o fortalecimento econômico e a sustentabilidade da atividade madeireira no estado.
Rodovia-370 passa por infraestrutura asfáltica saindo e chegando, no Cone Sul
Os serviços executados pelo DER-RO, visam melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança aos motoristas que trafegam na via
R$ 20 mil em um presente? Site de relacionamento para público seleto divulga lista de 'mimos' para Dia dos Namorados que chegam a 13 salários mínimos
Número revelado pela plataforma MeuPatrocínio representa um valor 100 vezes maior do que a estimativa geral de gasto do brasileiro em shopping centers em função da data comemorativa
Energisa desenvolve ações de preservação ambiental em Rondônia, que ganham destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente
Entre os destaques está o Projeto Quelônios do Vale do Guaporé, que tem como foco o monitoramento da postura de ovos, eclosão e soltura de tartarugas-da-Amazônia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook