Prefeitura fiscaliza funcionamento de estabelecimentos comerciais durante o final de semana
Fiscais reforçam a necessidade de uso de máscara e álcool a 70% em caso de necessidade de deslocamentos
Um grupo com mais de 15 agentes estiveram envolvidos na ação de fiscalização no comércio
Diversos estabelecimentos comerciais foram visitados pela Prefeitura de Porto Velho neste sábado (20) durante a operação Argos I, que tem como objetivo a conscientização e fiscalização do cumprimento do Decreto n° 25.589, 06 de Março de 2021, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), limitando o funcionamento de atividades e a circulação de pessoas aos finais de semana.
Conforme o Artigo 18 do Decreto, fica determinada a restrição de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, com exceção dos serviços essenciais, no período das 21h de sexta-feira até as 6h da segunda-feira, inclusive proíbe a locomoção e circulação de pessoas, nos municípios enquadrados nas Fases 1 e 2.
As equipes são compostas por 18 servidores da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). Outros integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia também estiveram nas quatro regiões da cidade orientando a população e verificando o cumprimento do decreto a partir das documentações dos estabelecimentos como alvará de funcionamento regular, licenças e lotação.
Agentes estiveram em diversos estabelecimentos comerciais com orientações
“Há casos em que nós notificamos para que o proprietário tome ciência e casos em que autuamos quando o proprietário não cumpre o prazo da notificação já recebida incialmente. Quando constatada a prática de crime contra a saúde pública, é lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Cada órgão fiscaliza dentro da sua competência”, explicou o diretor do departamento de fiscalização da Semfaz, Huéliton Mendes. A operação também contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM/RO).
A operação retorna à noite e encerra somente na madrugada de domingo (21). “Nós reforçamos o pedido à toda população para que respeite o Decreto e saia de casa somente quando necessário, sempre adotando os cuidados necessários de prevenção. É papel de todos nós, colaborarmos com a saúde pública”, concluiu Huéliton.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A Prefeitura reitera que as pessoas adotem medidas de prevenção contra o novo coronavírus, fazendo o uso de máscaras, lavando as mãos com água e sabão frequentemente, evitando as aglomerações e usando álcool a 70%, quando precisar sair de casa. E só saiam de casa, em situações de extrema necessidade.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Semfaz
MPF alerta Mistério da Saúde que oxigênio medicinal prometido para Rondônia e Acre será insuficiente
Empresa fornecedora alerta que poderá faltar oxigênio a partir da próxima quarta-feira (24) para os dois estados
Saúde autoriza mais de 2,7 mil leitos de UTI para 22 estados
Duas portarias foram publicadas no Diário Oficial com a medida
Governo de Rondônia garante transferência de 15 pacientes com Covid-19 para tratamento no Estado do Amazonas
A transferência dos pacientes ocorreu por meio de uma ação conjunta entre o Governo de Rondônia, o Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa e a FAB
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook