Prefeitura realiza capacitação de cuidadores escolares e profissionais de apoio escolar
Demanda foi levantada pela Semed para suprir a necessidade nas escolas
Secretária explica a necessidade da capacitação, que acontece até fevereiro de 2024
Com o objetivo de atender aos alunos especiais da rede municipal de Educação em Porto Velho, iniciou-se na manhã desta terça-feira (30), no Teatro Banzeiros, o curso de extensão para capacitação de cuidadores e profissionais de apoio escolar. Essa oferta de formação é direcionada aos servidores lotados diretamente nas unidades escolares.
O curso “Capacitação de cuidadores escolares e/ou profissionais de apoio escolar” está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia. A formação será desenvolvida entre os meses de maio/2023 a fevereiro/2024, com carga horária planejada para 160 horas/aula.
Para a titular da pasta de Educação, Gláucia Negreiros, esse curso vai garantir a aprendizagem dos alunos especiais. “É importante esse tipo de capacitação porque esses alunos têm representado um grupamento significativo na nossa rede e a gente tem sido desafiado a compreender as melhores formas de colocar a rede à disposição para dar as respostas pedagógicas que a sociedade precisa e fazer com que a educação especial em Porto Velho consiga garantir, a todos os nossos estudantes, a aprendizagem e a evolução nos estudos e o sucesso escolar”, comentou.
METODOLOGIA
“Este curso de extensão visa capacitar profissionais de apoio escolar e cuidadores, tendo como metodologia o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, com viés crítico-reflexivo a partir do compartilhamento de vivências e análises de situações reais, principalmente as vividas pelos cuidadores no que se refere a sua prática profissional junto aos estudantes da educação especial”, frisou a diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Semed, Juliene Rezende.
A secretária Gláucia pontuou que apesar de não se tratar de um movimento novo na rede municipal de ensino, é de suma importância formar o público que trabalha e lida diretamente com as crianças e pré-adolescentes para compreender as necessidades específicas e condições de cada caso, para que o atendimento seja feito da melhor forma possível.
Prefeitura instala placas de identificação e advertência na Vila Nova do Teotônio
Objetivo é evitar o descarte irregular de lixo e a degradação da natureza
Sem raiva humana há 20 anos em Porto Velho, população deve manter os cuidados para evitar a doença
Animais não domésticos são os principais transmissores da raiva e os domésticos precisam ser vacinados anualmente
Prazo para o Recadastramento de Servidores do Município é prorrogado até 30 de junho
Prefeitura disponibiliza um manual com o passo a passo aos servidores
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook