Prefeituras têm até 31/7 para enviar informações de cadastrados
Base de dados será usada para pagamento do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis a partir de agosto. A Dataprev será responsável pelo processamento dos dados registrados pelas prefeituras.
Prefeituras de todo o país têm até o próximo domingo (31) para enviar ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) as informações de taxistas regularmente cadastrados junto aos municípios, que poderão receber o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxi (BEm-taxista). Com validade até dezembro deste ano, o auxílio está previsto na Emenda Constitucional nº 123, de julho deste ano, e a previsão do governo federal é que a primeira parcela seja paga até 16 de agosto.
O reforço financeiro é justificado pelos impactos causados pela elevação dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados. O taxista Francisco Lourenço trabalha na área há 21 anos. Com a demanda de passageiros em baixa, ele comemora o benefício. “Para mim seria uma boa ajuda. A situação não está boa, está muito fraca a praça. Dificuldade não só nossa, mas também dos passageiros. Está difícil para todo mundo”, conta Francisco.
As prefeituras podem cadastrar as informações dos motoristas de táxi por meio deste link. A participação das administrações locais no envio dos cadastros ocorre pela competência municipal ou distrital sobre o tema. Caberá à Dataprev o processamento dos dados registrados no formulário eletrônico.
O orçamento total do auxílio é de R$ 2 bilhões. Serão considerados aptos a receber o BEm-taxista os profissionais da área com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor até 31 de maio de 2022. Segundo o governo federal, o valor e o número de parcelas podem variar de acordo com o número de beneficiários cadastrados.
BEm-caminhoneiro
Sobre o Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm-caminhoneiro), o governo afirma que as informações de cadastro já estão em processamento pela Dataprev para permitir o pagamento aos elegíveis. De acordo com o MTP, vão ser seis parcelas mensais de R$ 1 mil e a previsão para pagamento do primeiro lote é dia 9 de agosto.
MPF processa presidente da Funai por denunciação caluniosa contra servidores da fundação e procurador da República
Marcelo Xavier tentou utilizar pedido de abertura de inquérito e representação criminal como pressão política no processo de licenciamento do Linhão de Tucuruí
Crianças do Lar do Bebê visitam Quartel dos Bombeiros através de programa de apadrinhamento
Programa "Apadrinhando uma História" busca desenvolver atividades de ensino voltadas às crianças institucionalizadas
Cronograma de limpeza urbana em Porto Velho segue nesta terça-feira (26)
Ao menos 30 pontos da cidade recebem equipes da Prefeitura
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook