Presidente do TJRO recebe SINJUR para tratar dos 89
O encontro contou também com a presença da secretária-geral do TJRO, Karina Miguel
Reunião institucional discutiu os desafios jurídicos e administrativos relacionados ao processo e reforçou a necessidade de união entre os aposentados
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel, recebeu representantes do SINJUR e aposentados do Poder Judiciário para uma reunião destinada à discussão da chamada “ação dos 89”. O encontro contou também com a presença da secretária-geral do TJRO, Karina Miguel.
Participaram da reunião o presidente do SINJUR, André Coelho, o diretor de comunicação Rafael Campanha, a representante dos aposentados, Luzéria, além de outros aposentados interessados na pauta.
Durante a reunião, o desembargador Alexandre Miguel afirmou que conhece o histórico do processo e destacou o empenho do presidente do sindicato na defesa dos aposentados. Segundo relatado no encontro, o desembargador classificou a atuação de André Coelho como uma “luta inglória”, reconhecendo a complexidade e as dificuldades envolvidas na demanda.
Em um dos momentos da reunião, o presidente do TJRO utilizou um ditado chinês para enfatizar a importância da união entre os aposentados e o sindicato. Segundo ele, “a união é muito melhor que os caminhos separados”, comparando a força coletiva a várias varas de bambu reunidas, mais resistentes do que uma isoladamente.
O Des. Alexandre Miguel também asseverou que não está na presidência do Tribunal “para atrapalhar a vida de ninguém” e ressaltou a boa vontade demonstrada pelo SINJUR na busca de uma solução para o caso. No entanto, ponderou que qualquer encaminhamento precisa observar os limites da legalidade.
O presidente explicou ainda que existem dificuldades técnicas e jurídicas relacionadas à identificação dos beneficiários do processo. Conforme exposto na reunião, há atualmente três grupos distintos envolvidos na questão: os que já receberam valores, os que ajuizaram pedidos e tiveram decisões desfavoráveis e aqueles que ainda não receberam.
Ao dirigir-se aos aposentados presentes, Alexandre Miguel reforçou que é importante compreender as dificuldades enfrentadas pela diretoria sindical na condução do caso, reiterando que a desunião tende apenas a dificultar o avanço das tratativas.
Durante a reunião, o presidente do SINJUR entregou pessoalmente pedido relacionado à participação do orçamento do sindicato e apresentou outras reivindicações voltadas aos aposentados, entre elas a elevação do piso do auxílio-saúde e a análise da implantação de auxílio-nutrição para os inativos.
Ao final, ficou evidenciado que o Tribunal continuará analisando a matéria dentro dos parâmetros legais e institucionais, enquanto a ação judicial relacionada aos “89” segue em tramitação.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Inspeção avalia condições e direitos em presídio de Porto Velho
Ação coordenada pela Vara de Execuções Penais atendeu a pedidos da Comissão de Direitos Humanos e da sociedade civil para verificar o cumprimento de garantias fundamentais na unidade
Inscrições para eleição do Iperon encerram dia 29
Servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social podem participar do processo eleitoral
Estado amplia ações de conscientização ambiental
As ações ocorrem desde segunda-feira (18) nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União e Mirante da Serra




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook