PRF encaminha doadores para auxiliar na regularização de estoques de bolsas de sangue

5 voluntários foram à FHEMERON. Cadastro para doação de medula óssea também pode ajudar a salvar vidas

Polícia Rodoviária Federal
Publicada em 31 de julho de 2020 às 12:18
PRF encaminha doadores para auxiliar na regularização de estoques de bolsas de sangue

Na manhã de sexta-feira (31), 5 voluntários (3 policiais e 2 servidoras terceirizadas) que trabalham na sede da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia foram até a unidade de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON), localizada em Porto Velho/RO, solidariamente, em um momento crítico para os estoques de sangue estaduais.

Conforme informações obtidas com agentes de Assistência Social da Fundação, infelizmente, nos últimos meses, houve dias em que foram registrados baixos números de voluntários, diminuindo consideravelmente a disponibilidade de itens essenciais para o tratamento de pessoas adoentadas.

O sangue doado é dividido em diferentes partes (plasma, plaquetas, hemoglobina), podendo ajudar a salvar até 4 vidas, porém, em situações de emergência, uma única pessoa pode necessitar de muita ajuda. Em julho deste ano, apenas um paciente internado no Hospital João Paulo II precisou de mais de 20 bolsas de sangue para sobreviver, assim, não só a quantidade mas também a frequência na doação se torna muito importante.

Outro gesto que pode ajudar a salvar vidas é ser voluntário para doação de medula óssea. O procedimento de coleta de amostra só precisa ser realizado uma vez na vida e os dados da pessoa ficam registrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Encontrar doadores de medula compatíveis é bastante complexo, assim, quanto mais pessoas forem cadastradas, maiores as chances de alguém necessitado encontrar possibilidade de tratamento.

Em Porto Velho/RO, as doações são coletadas na FHEMERON, que atende SOMENTE MEDIANTE AGENDAMENTO, devido às restrições impostas pela pandemia. O contato pode ser feito por whatsapp pelo número (69) 98464-0125 ou por telefone (69) 3216-2234.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook