Primeiro eclipse lunar de 2024 pode ser visto na próxima segunda-feira (25)
Apesar de o fenômeno despertar a atenção e a curiosidade, não será perceptível ao olho nu — segundo especialista
Quem gosta de astrologia e de observar as estrelas já pode reservar a noite/madrugada de 24 para 25 de março. Neste dia, será possível acompanhar o primeiro eclipse lunar de 2024. Na astrologia, os eclipses da Lua ocorrem quando ela entra na sombra da Terra. Durante um eclipse penumbral, a Lua penetra somente na penumbra da Terra não sendo percebida com clareza a diferença em sua luminosidade, como explica o presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Helio Jaques Rocha Pinto.
“Será um eclipse penumbral. Por isso não deve ser perceptível ao olho nu. Apenas equipamentos devem ser capazes de registrar a mudança de brilho da lua”, destaca.
Mas nem todo mundo conseguirá ver esse fenômeno de forma simples: “Será visível — por equipamentos — na metade oeste do Brasil, quase a mesma área do Brasil que seria espanhola no Tratado de Tordesilhas”, informa Helio Jaques Rocha Pinto.
Nesse momento, a Lua pode parecer um pouco mais escura do que o normal, por isso não são todas as pessoas que conseguem ver diferença entre o evento penumbral e uma Lua cheia comum. Em algumas situações, o fenômeno nem sempre será visto em todas as regiões da Terra.
Para os interessados, guardem bem essa data: o primeiro Eclipse Lunar de 2024 acontece no dia 25/03, às 04h13 (horário de Brasília).
Empresas se unem contra retirada de voos em Rondônia
Administradoras de condomínios iniciam mobilização da população e enviam manifesto para mais de 20 mil clientes participarem de abaixo-assinado
PF deflagra operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia
A área desmatada corresponde a mais de 120 estádios do Maracanã (RJ)
Saiba como a parentalidade positiva contribui na formação da criança
Estratégia de criação é prevista em lei sancionada esta semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook