Produção de grãos alcança 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23
A maioria das lavouras se encontra em emergência e desenvolvimento vegetativo e uma pequena parte em floração
A produção de grãos em Rondônia deve atingir 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa um incremento de 5,5% em relação à safra anterior. A área ocupada por grãos no estado deverá atingir nesta safra 818,4 mil hectares, o que representa um crescimento de 3,6% em relação ao ciclo 2021/22. Esses são os dados do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 da Conab, divulgado na última quarta-feira (9).
Entre os produtos destacam-se a soja e o milho. Juntos eles devem registrar uma produção de 3,18 milhões de toneladas, o que representa cerca de 97% de toda a produção de grãos. No caso da soja, os agricultores do estado devem destinar uma área de 495,6 mil hectares, um crescimento de 0,8% se comparado à safra passada.
A semeadura da oleaginosa começou na primeira quinzena de setembro, após o fim do vazio sanitário. Porém, o ritmo de plantio foi reduzido devido a irregularidades nas precipitações. Em outubro, com o aumento da frequência e o volume de chuvas, o plantio avançou e deve ser finalizado no mês de novembro.
A maioria das lavouras se encontra em emergência e desenvolvimento vegetativo e uma pequena parte em floração. O desenvolvimento das lavouras é considerado bom, na maioria das áreas. A colheita, por sua vez, iniciará na primeira quinzena de janeiro em Vilhena.
As informações completas sobre o 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidas no portal da Conab.
Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia
Nas últimas 24 horas foi registrado 1 óbito em Rondônia por covid-19, na cidade de Machadinho do Oeste
Semes divulga eventos para o aniversário do município
Programação esportiva vai envolver modalidades diversas
Programa “Mais Calcário” beneficia agricultores
Ao todo, 13 cargas de calcário devem ser descarregadas nos próximos dias, somando 576 toneladas no total
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook