Professor da UNIR lança livro “Cultura indígena, Ciência e Arte: Exercício de Hibridismo Cultural”

O lançamento da obra “Cultura indígena, Ciência e Arte: Exercício de Hibridismo Cultural” acontecerá hoje à noite, dia 8, às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho.

Fonte: UNIR
Publicada em 08 de dezembro de 2017 às 09:17
Professor da UNIR lança livro “Cultura indígena, Ciência e Arte: Exercício de Hibridismo Cultural”

O lançamento da obra “Cultura indígena, Ciência e Arte: Exercício de Hibridismo Cultural” acontecerá hoje à noite, dia 8, às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho. O livro foi organizado pelo professor doutor Gustavo Gurgel do Amaral, do Departamento de Arqueologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e publicado pela Temática Editora de Porto Velho.

A obra é fruto de reflexões acerca do convívio com povos indígenas, a partir de encontros com a educação intercultural. “Na tentativa de compreender o diálogo que se dá no contexto contemporâneo, procurei reunir, transversalmente, a voz do índio que relata sua cultura, a voz do artista que desenha a representação dessa cultura e a voz do estudioso que interpreta e analisa as contradições. Importa os conflitos, os costumes e as vivencias narradas pelos atores principais para que se dê a compreensão do hibridismo e o respeito pela diversidade cultural”, afirmou Gustavo Gurgel do Amaral.

Dividido em dez capítulos, o livro reúne textos de alguns estudiosos, pesquisadores, cientistas, professores, artistas e indígenas que quiseram contar suas histórias, seus costumes, suas lendas, seus contatos com os não-indígenas para estabelecer um diálogo intercultural.

“Esse livro não é só meu, como todos podem perceber. A mim coube juntar as vozes que compartilham os ideais de um mundo onde todos possam viver em harmonia, com as diferenças e os valores que elas merecem por direito. No entanto, os personagens que compuseram as cenas deste livro eu fiz questão de escolher, uma vez que todos já desempenharam papéis importantes em defesa da valorização da cultura indígena” finalizou o professor Gustavo Gurgel do Amaral.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook