Profissionais da saúde são chamados para capacitação sobre novo tratamento da malária

Desde que foi implantado pelo MS, o município vem promovendo capacitações a fim de preparar os profissionais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 02 de setembro de 2021 às 18:21
Profissionais da saúde são chamados para capacitação sobre novo tratamento da malária

Treinamento pode ser feito de forma remota

Profissionais da área da saúde, que ainda não participaram da capacitação para o uso de uma nova droga no tratamento da malária, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), podem realizá-la de forma remota. A convocação da Prefeitura de Porto Velho tem como foco a atualização da rede básica de saúde para o tratamento da doença considerada comum na região.

A Tafenoquina vem como opção à Primaquina em determinado grupo de pacientes com a doença, junto ao teste quantitativo da enzima Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD). O novo medicamento de dose única foi incorporado pelo Ministério da Saúde (MS) para o tratamento da malária, que é causada por protozoários do gênero Plasmodium Vivax e são transmitidos ao homem pela picada da fêmea do mosquito Anopheles darlingi.

Desde que foi implantado pelo MS, o município vem promovendo capacitações a fim de preparar os profissionais da saúde que prescreverão o medicamento. Os treinamentos são realizados sob a responsabilidade do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).

Os profissionais que ainda não foram capacitados podem buscar o treinamento on-line clicando aqui, onde são repassadas as orientações pela médica Mariana Vasconcelos sobre a prescrição de antimaláricos para o tratamento da malária vivax durante a implementação da Tafenoquina e do Teste de G6PD.

Texto: Renata Beccária
Foto: Pedro Bentes

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook