Profissionais desenvolvem experiências exitosas durante curso ‘Saúde com Agente’
O resultado e a premiação das equipes serão divulgados durante a solenidade de encerramento da formação
Quatro experiências exitosas foram apresentadas à banca
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) desenvolveram trabalhos com objetivo de resolver as principais demandas de saúde da população de Porto Velho. O projeto foi incentivado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para reforçar os conteúdos estudados pelos profissionais durante a formação do curso ‘Saúde Com Agente’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, explica que a proposta foi oferecida aos preceptores e aos alunos do curso com o intuito de desenvolver o senso de resolutividade de problemas e os conhecimentos adquiridos durante a formação, já que as atividades práticas permitem que os profissionais tenham maior experiência com os temas estudados e saibam como agir diante de problemas comuns presentes na rotina de trabalho.
“Para finalizar o curso, nós pedimos que as equipes apresentassem alguma experiência de mudança na prática do dia a dia deles, melhorias que eles já estavam acontecendo, mesmo durante o curso. Os grupos apresentaram as experiências e nós fizemos uma banca para seleção. Temos quatro experiências exitosas, duas de Agentes Comunitários de Saúde e duas de Agente de Combate a Endemias, são essas experiências que a gente vai apresentar e mostrar para todo mundo como é bom a gente fazer mais, atender melhor quem precisa, valorizar esse trabalho e participar junto com a população”, destacou.
Quatro experiências exitosas foram apresentadas durante uma banca que reuniu representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), com as temáticas: “Doenças Respiratórias Crônicas Causadas pelo Tabagismo”, “Hipertensão”, “Acidentes com Animais Peçonhentos - Escorpião” e “‘Nossa Escola Contra a Dengue. O resultado e a premiação das equipes serão divulgados durante a solenidade de encerramento do curso ‘Saúde com Agente’, que acontece no dia 1º de setembro.
Atividades práticas permitem que os profissionais tenham maior experiência com os temas estudados
SAÚDE COM AGENTE
Em execução desde agosto de 2022, o ‘Saúde com Agente’ foi criado com o intuito de oferecer qualificação técnica e fortalecer os atendimentos do SUS. Na capital, a formação de mais de 350 alunos é incentivada pela Semusa e acontece de forma híbrida, com encontros presenciais e à distância, para profissionais que atuam na zona rural e urbana.
Durante a qualificação, os agentes de saúde tiveram contato com matérias como “Planejamento e Organização do Processo de Trabalho” e “Ética Profissional e Relações Interpessoais”, conteúdos que visam melhorar a formação técnica dos profissionais, para fortalecer a atenção primária à saúde e a relação dos agentes comunitários com a população atendida.
“Hoje o que a gente espera de todos os servidores é que consigamos trabalhar melhor a cada dia, valorizar o servidor, e que a gente preste o melhor serviço para a população. Com o Saúde Com Agente, os agentes se qualificaram como técnico e mudaram de nível, agora esses profissionais terão condições de atender melhor a população, de desenvolver muito mais atividades do que já desenvolviam, e isso aumenta o compromisso e a responsabilidade”, finalizou a secretária.
Atividades esportivas e de lazer marcam programação na zona Sul da capital
Projeto Rua de Lazer resgata brincadeiras de rua por meio de práticas de esporte e lazer
Portas blindadas são novo meio de reforçar a segurança de residências
Com sua estrutura sólida e materiais de alta resistência as portas blindadas se mostram eficazes contra intrusões e riscos externos
PGR pede que ex-comandantes da PM do Distrito Federal cumpram prisões preventivas em diferentes unidades
Foi pedido ainda que coronéis fiquem sob supervisão de oficial com patente superior à deles e que STF abra nova frente para continuar apuração
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook