Programa Avalia Porto Velho testa os conhecimentos de mais de 22 mil alunos de 110 escolas da rede municipal
Ação visa identificar as dificuldades para implementar melhorias nas políticas educacionais
Avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017
Um total de 22.426 alunos de 110 escolas das regiões urbana e rural, que fazem parte da rede municipal de educação, participaram na quarta-feira (14) do programa Avalia Porto Velho 2023. Essa avaliação testa os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na melhoria do aprendizado.
“Essa avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017. É a 6ª edição realizada com objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em seguida, será feita uma devolutiva com os professores e gestores para poder entrar com a recomposição da aprendizagem onde essas crianças demonstrarem as principais necessidades”, explicou Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Ela explica que, uma vez identificada a realidade da aprendizagem das crianças, a Semed trabalha ações específicas de formação dos professores e melhorias das políticas educacionais como um todo.
“Com isso, conseguimos observar um crescente resultado da aprendizagem dos alunos, onde também se consegue unir outros esforços a partir das evidências dessa avaliação, como é o caso de um programa que já está sendo executado há dois anos na rede municipal, que é o Alfabetiza Porto Velho, numa parceria valiosa com o Tribunal de Contas do Estado, com objetivo de alfabetizar os estudantes no tempo correto”, acrescentou.
No primeiro ano do projeto, número de alunos alfabetizados cresceu de 36% para 92%
RESULTADO
A secretária informou que no início do Alfabetiza Porto Velho havia apenas 36% dos alunos alfabetizados do 1º ao 3º ano. Porém, ao final do primeiro ano de trabalho desse projeto, 92% dos estudantes tinham sido alfabetizados. “Isso é um ganho gigantesco para a Semed porque os dados anteriores eram desastrosos, mesmo antes da pandemia”, disse.
Outro ponto muito importante é que, numa avaliação realizada em nível de estado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde dez escolas foram premiadas, oito delas são da rede municipal de Porto Velho. “Estamos mudando a chave e conseguindo entregar alunos alfabetizados no tempo correto”, comemorou Gláucia Negreiros.
EXPECTATIVA
Ao receber a visita da titular da Semed, que estava acompanhando o andamento da aplicação das provas, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof° Antônio Augusto Rebelo das Chagas, Eide Cristiane, disse que acredita no bom desempenho dos seus alunos.
“Nossa expectativa é boa, apesar de termos passado pelo período de pandemia, mas estamos confiantes que os nossos alunos vão se sair muito bem nessa avaliação”, afirmou.
A escola, localizada no bairro São Sebastião II, atende 140 crianças com idades entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Prazo de inscrição do chamamento público para serviço de proteção social especial de alta complexidade encerra nesta sexta-feira (16)
Objetivo é selecionar propostas para a celebração de parceria formalizando um Termo de Colaboração para a transferência de recursos financeiros
Prefeitura de Porto Velho vai entregar ambulancha para beneficiar distrito de São Carlos
Veículo também atenderá as comunidades Resex do Cuniã, Bom Será, Cavalcante, Brasileira e Nazaré
De cada três passageiros que usam o transporte coletivo de Porto Velho, um é gratuidade
Direito à gratuidade é assegurado aos idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes de pessoas com deficiência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook