Programa Saúde Escolar dá suporte para crianças e adolescentes e favorece o aprendizado
No ano passado, foram atendidos 61 mil alunos de escolas municipais e estaduais da capital
Projeto é fruto da parceria entre a Semusa e Semed
O Programa de Saúde Escolar (PSE) da Prefeitura de Porto Velho é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo do programa é o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de estratégias de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar.
No ano passado, cerca de 61 mil alunos de escolas municipais e estaduais da capital foram beneficiados com atividades do Programa Saúde na Escola. Com cuidados como exames de audiometria, consultas oftalmológicas e entrega de óculos, entregas de kits de higiene bucal, que contemplam estojo, escova dental, creme dental e fio dental para todos os alunos da rede municipal de ensino.
"São ações básicas para cuidar da saúde das crianças, para que elas possam ter plenas condições de aprendizado. Problemas de visão e de audição, por exemplo, podem prejudicar o desempenho e por isso temos esse cuidado", explicou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.
124 escolas desenvolveram as 14 atividades previstas no PSE
Todas as unidades de saúde da rede municipal realizam ações dentro e fora das redes de ensino das zonas urbana, rural e nos distritos, com o objetivo de promover o autocuidado entre as crianças e minimizar riscos de doenças, através de estratégias individuais e coletivas com a integração entre saúde e educação.
As ações são voltadas para a promoção do bem-estar físico e mental das crianças. "Essa parceria entre saúde e escola é fundamental para o bom desenvolvimento, tanto intelectual, quanto emocional, do público infantojuvenil”, observou a pediatra e secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati.
São 14 atividades previstas no PSE, como: atualização do esquema vacinal, prevenção das violências e dos acidentes, saúde bucal, combate ao uso de drogas e álcool, saúde mental e educação sexual.
A expectativa é de que o trabalho em conjunto entre a saúde e educação contribua para promover o crescimento saudável das crianças e adolescentes. O PSE mostra que o ambiente escolar é o melhor lugar para se aprender sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças e noções básicas de higiene. Em Porto Velho, as ações do programa são executadas para todos os públicos estudantis, em 124 escolas, sendo 89 da rede municipal, zonas urbana e rural, e 35 da rede estadual, sendo estas localizadas somente na zona rural de Porto Velho.
Como tornar o mundo jurídico descomplicado
Um deles é a aplicação do design thinking na comunicação jurídica
Moradora de Candeias do Jamari é a primeira aluna do Idep a se tornar empreendedora
Com a capacitação profissional em panificação e confeitaria por meio do Idep, Tereza consolidou-se no empreendedorismo
Prefeitura incentiva servidores a participarem da elaboração do Projeto de Lei do Orçamento
Colaboração será mediante um formulário para conhecer melhor a percepção que o morador tem do bairro ou distrito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook