Projeto de Confúcio Moura que unifica regras para o cancelamento do registro em Conselhos de Classe é aprovado no Senado
No entendimento do senador, a manifestação de vontade do profissional é determinante para que o seu registro no Conselho de Classe seja interrompido, arcando ele próprio com os ônus do descumprimento
O projeto de lei nº 126/2020, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que regulamenta o cancelamento do registro da profissão a pedido do trabalhador junto aos respectivos conselhos de classe foi aprovado nesta quarta-feira (20) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Como foi aprovado em caráter terminativo, a proposição segue direto para análise da Câmara dos Deputados.
De acordo com o projeto, a lei estabelece que o registro profissional no conselho de classe poderá ser cancelado em caso de encerramento do exercício profissional. A matéria veda a exigência de prova de que o requerente não atua mais na atividade e estabelece que a existência de mensalidade ou outras taxas em atraso não impede o cancelamento no órgão.
Para Confúcio Moura, há conselhos de classe em que esse processo é descrito em lei de forma detalhada, outros em que a lei trata de forma geral do cancelamento e, ainda, existem outros nos quais o cancelamento é definido em resoluções internas. “São processos diferentes, que podem permitir o cancelamento imediato ou gerar meses de espera. Há conselhos que exigem documentos diversos para prova da cessação do exercício da profissão”, afirmou.
Para o senador, a apresentação da proposição visa simplificar o processo de cancelamento a pedido do interessado quando este deixa de exercer a profissão.
Emendas
O projeto de Confúcio Moura, aprovado na CAS, foi relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) que acatou emendas dos senadores Dr Hiran (PP-RR) que obriga a quitação de débitos financeiros anteriores caso o profissional queira ter novamente o seu registro, e de Humberto Costa (PT-PE) que prevê a possibilidade de suspensão temporária do registro e da carteira profissional no caso do exercício de outras atividades incompatíveis com as da profissão, mesmo que em caráter temporário.
O mesmo poderá ocorrer no caso de doença mental considerada curável, caso a proposição se torne lei.
Em tempo
Os conselhos de classe profissional são órgãos que regulam e fiscalizam profissões determinadas em Lei, como médicos, engenheiros e arquitetos, advogados, entre diversas outras. São considerados autarquias especiais ou corporativas. Para cada profissão regulamentada é criado um conselho federal. Também existem, em cada estado, os conselhos estaduais ou conselhos que abrangem mais de um estado.
Vereador Márcio Pacele solicita mutirão de limpeza em rua de bairro da zona Leste de Porto Velho
O objetivo do mutirão de limpeza é prevenir doenças transmitidas por mosquitos e insetos, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores
Marcos Rogério apresenta parecer na CCJ do Senado
O parecer de Marcos Rogério estabelece o marco temporal de 5 de outubro de 1988 (Promulgação da Constituição) como referência para a demarcação de terras indígenas
Governo quer agência para coibir manipulação de resultados esportivos
Proposta foi apresentada hoje, durante audiência pública no Senado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook