Projeto que concede porte de arma a fiscais ambientais segue para a CMA
O senador Fabiano Contarato é o relator da matéria

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (1º) mudanças no projeto de lei que concede porte de arma a fiscais ambientais (PL 2.326/2022). O texto segue para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA).
De acordo com a proposta original, somente os fiscais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) poderiam portar armas de fogo, desde que comprovada a aptidão técnica e psicológica para o manuseio.
Publicidade
As mudanças introduzidas na CSP — que atendem a uma emenda de Plenário apresentada pelo senador Jorge Seif (PL-SC) — acrescentam a esse grupo os fiscais estaduais, municipais e distritais vinculados ao Sistema Nacional do Meio Ambiente, e também os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Tragédia
O PL 2.326/2022 é de autoria da Comissão Temporária Externa para Investigar o Aumento da Criminalidade na Região Norte. Uma das razões para a apresentação desse projeto foi o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips em junho de 2022, no Amazonas.
— O projeto busca evitar tragédias como essa, garantindo a esses servidores um meio de defesa. O trabalho desses profissionais frequentemente contraria interesses de garimpeiros ilegais, traficantes de drogas, biopiratas e madeireiras clandestinas, entre outros criminosos — afirmou Fabiano Contarato (PT-ES), relator da matéria.
A matéria já havia sido analisada em três colegiados do Senado: CSP, CMA e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas voltou à CSP após Jorge Seif apresentar a emenda de Plenário.
Deputado Eyder Brasil propõe lei para garantir consentimento dos pais em atividades religiosas nas escolas
Projeto prevê que responsáveis sejam informados previamente sobre eventos de cunho religioso na rede pública e privada de ensino em Rondônia
Presidente Alex Redano recebe demandas de Cacaulândia a pedido da vereadora Dora
Nosso mandato está sempre à disposição dos municípios, e Cacaulândia é uma cidade que tem meu respeito e atenção
Nova Mamoré pode ser declarado 'Berço do Madeira', propõe PL de Cláudia de Jesus
Parlamentar quer reforçar identidade histórica e valor cultural do município. Foi uma proposta defendida pelo vereador André do Sindicato
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook