Prorrogadas as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo em Porto Velho
Meta é ampliar a imunização dos grupos prioritários
Doses são ofertadas em unidades de saúde da capital
Porto Velho, assim como o restante do país, prorrogou até 24 de junho as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Influenza e o sarampo. A prorrogação se dá em virtude da baixa cobertura vacinal dos públicos prioritários que está aquém das metas estabelecidas para ambas as campanhas.
Na recomendação do Ministério da Saúde o pedido é para que os municípios alcancem a meta mínima de 90% de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos.
O pedido ainda reforça a importância em alcançar a meta de 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da saúde contra o sarampo de forma seletiva, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença.
Apesar dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na descentralização da campanha, atuando em todas as unidades básicas de saúde com a sala de vacina e com o posto de atendimento no Porto Velho Shopping, a vacinação contra o sarampo, até agora, entre o público infantil de 6 meses a menores de 5 anos foi de apenas 11.66% do público esperado, enquanto a de trabalhadores de saúde chegou a 39,66%.
A vacina contra influenza na capital também tem números preocupantes, abaixo do esperado. Apenas 11.76% das crianças imunizadas e 33,11% dos idosos.
Influenza (gripe)o nosso foco maior são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, puérperas, os trabalhadores da saúde e os idosos acima de 60 anos. Lembrando que nesse momento ainda não está aberto à população em geral”, explicou Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa.
Todas as unidades de saúde da capital ofertam as doses contra a influenza, sarampo e covid-19. Os locais e horários podem ser consultados aqui.
“Não existe a previsão de uma nova prorrogação. A gente encerra realmente no dia 24. Então, você que está dentro do grupo, procure uma das nossas unidades de saúde”, finaliza a coordenadora.
Pesquisa da Ouvidoria-Geral do Estado aponta nível bom de satisfação do público e expositores com a Rondônia Rural Show
Foram entrevistados 4.002 pessoas, que registraram índices de satisfação e deixaram sugestões de melhoria para as próximas edições
Agentes do Detran Rondônia promovem ação educativa em bares de Porto Velho
Ação contou com duas equipes de agentes de Educação de Trânsito. Em 6h, 15 estabelecimentos e pontos de festa foram visitados
O DIA NA HISTÓRIA 04 DE JUNHO!
2010 —Sancionada Lei da Ficha Limpa, barrando a candidatura de políticos com condenações judiciais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook