Quais são os modelos de carros seminovos mais valorizados?

Grande disponibilidade de peças e conhecimento técnico sobre os carros mais vendidos ajudam a valorizar um modelo

Da redação
Publicada em 24 de março de 2021 às 14:17
Quais são os modelos de carros seminovos mais valorizados?

Com preços menores, opções variadas e um ótimo custo-benefício para o motorista, o mercado de carros usados atrai pessoas de todo o país. Uma vez que a demanda é grande, muitos desses veículos conseguem se manter valorizados.

A procura por carros usados na Karvi, um marketplace on-line para carros novos e usados, é um dos indicativos que o mercado de modelos seminovos está aquecido no início de 2021. Entretanto, você sabe quais seriam os veículos que estão mais valorizados neste ramo? Descubra no texto abaixo.

Picapes

Segundo relatos de vendedores de concessionárias e lojistas independentes, a febre do momento são as picapes. Alguns comerciantes contam até com fila de espera por uma oportunidade de compra de modelos dessa categoria, tamanha é a demanda.

Modelos como a Fiat Strada e Toro são alguns dos mais procurados pelas pessoas, a ponto deles não entrarem no estoque. Mesmo a geração passada do Strada é visada pelos motoristas e apresenta uma boa saída.

Outra picape que se mantém valorizada é a Hilux. Nesse caso, é comum que ela ganhe novos donos porque o primeiro proprietário já colocou os olhos em modelos mais recentes. Há relatos de quem pagou R$ 190 mil por uma Hilux em 2019 e conseguiu revendê-la por R$ 200 mil, com 30 mil km rodados, já encomendado o modelo de 2021.

Carros japoneses

Outros carros que continuam valorizados, mesmo após terem um primeiro dono, são os veículos japoneses. É o caso do Civic e do Fit, da Honda, que são adquiridos por motoristas que logo os trocam pelas novas versões. Aqui, também há fila de espera de interessados nas versões seminovas.

Já entre as opções da Toyota, além da Hilux, aqueles que se mantêm em alta são o Etios e o Corolla. Em muitos casos, esse sucesso se deve à confiabilidade que o motorista brasileiro tem na qualidade desses carros, justificada não apenas pelas funcionalidades, mas também pela parte mecânica e pelas peças.

No caso do Etios, ele conseguiu superar o preconceito que ganhou dos brasileiros por causa do visual, ainda em 2012. Assim, tornou-se um queridinho por ser confortável, confiável e econômico, o que pesou bastante para a clientela de veículos seminovos. A melhora que a Toyota fez no painel do carro também impactou uma melhor aceitação dos motoristas.

SUVs

Entre os SUVs, um dos maiores destaques da atualidade é o T-Cross, conseguindo um mercado entre os seminovos tão movimentado quanto o dos novos. O mesmo acontece com o Honda HR-V, que apresenta uma mecânica semelhante ao Civic, o que facilita a vida de muitos motoristas na hora da manutenção.

Motivos para a valorização

A manutenção facilitada é um dos principais motivos que valorizam um seminovo ou um usado entre a clientela. Quando um carro é muito vendido, consegue criar um mercado em torno dele. Assim, a produção de autopeças ligadas a ele aumenta, o que faz com que haja uma reposição tranquila quando for necessário.

A popularização de determinado veículo também torna a manutenção mais fácil e rápida. Isso porque os mecânicos de oficinas independentes têm mais facilidade de obter conhecimento sobre esses modelos, sabendo identificar o que precisa ser reparado quando o carro for para uma manutenção.

Assim, o motorista tem mais tranquilidade para reparar o carro em qualquer região do país, já que a disponibilidade de peças e o conhecimento sobre o veículo são normalizados. Essa facilidade e custo reduzido pesam na hora de manter um carro valorizado.

Da mesma forma, quanto mais difícil isso for, mais rápido o veículo seminovo desvaloriza. Marcas como Peugeot e Citroen sofrem exatamente por causa desse fator: são poucos os mecânicos que sabem consertar o que é necessário, encarecendo a manutenção. A menor quantidade de peças no mercado também colabora para tornar esse processo mais custoso.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook