Que o busto do seu Zizi seja instalado no Mercado Cultural
Um gesto de coragem e firmeza do seu Zizi salvou a parte que sobrara do velho mercado que sofreu um incêndio no ano de 1966
Um gesto de coragem e firmeza do seu Zizi salvou a parte que sobrara do velho mercado que sofreu um incêndio no ano de 1966 de século XX de ser demolida. Já estava tudo armado pelos poderosos para demolir e ali, possivelmente, erguer um edifício ou seja lá o que fosse, soterrando parte da nossa história, da cidade de Porto Velho.
Seu Zizi recebeu primeiro propostas para não permanecer no local, várias, e como não aceitava, começou a sofrer ameaças veladas, mas ele se fez firme, firme na sua resolução, e como o operário da poesia do Vinicius de Moraes, o seu Zizi disse “NÃO”.
Só por esse gesto já merecia o busto – por ter salvo parte da nossa história e que culminou no hoje Mercado Cultural, espaço cultural dos mais importantes da nossa cidade. Mas tem mais. E é nesse “mais” que eu me amarro mais para reivindicar que se faça justiça e se instale em frente o Mercado Cultural o busto do seu Zizi.
Esse “mais” é o seguinte. O ‘Bar do Zizi’ foi durante décadas o ponto do viver coletivo, o ponto cultural, no sentido antropológico, mais importante da cidade de Porto Velho. No “Bar do Zizi’, se encontravam os artistas, jornalistas, políticos, professores, médicos, advogados, todos os profissionais possíveis, e também, o pedinte, o religioso, o ateu, o blefado e o abonado.
O ‘Bar do Zizi’ era o espaço mais democrático da cidade. Onde se discutia de tudo, se sabia de tudo que estava acontecendo e se ouvia mentiras abomináveis com a pessoa jurando ser verdade – normal quando a convivência é com os seres humanos.
No ‘Bar do Zizi’ nasceu ideias de samba-enredo, de shows, de poesias...No ‘Bar do Zizi’ a cidade pulsava, vivia e acontecia. Um verdadeiro centro de convivência de todos os segmentos sociais. O ‘Bar do Zizi’ foi um dos mais importantes estabelecimento cultural que a cidade de Porto Velho já teve.
Diante do dito, o que está faltando para se instalar o busto do seu Zizi em frente ao Mercado Cultural? Precisa-se ir à Câmara de Vereadores? Vamos a Câmara de Vereadores. É preciso ir a Funcultural? Vamos a Funcultural. É preciso ir ao prefeito? Vamos ao prefeito. O objetivo, o foco é um: instalar o busto do seu Zizi em frente ao Mercado Cultural. Vamos a luta!
Obs: Escrevi este artigo a partir de uma postagem, no dia 25 de julho, do Beto Ramos de Oliveira no seu facebook: “Então! Seria interessante no Mercado Cultural, um busto em homenagem ao seu Zizi. Graças a ele e por sua resistência, esse pedaço importante da nossa história ainda existe”.
Hildon Chaves pede apoio de Bolsonaro para desenvolver setor produtivo na Ponta do Abunã
Reunião com o Presidente da República acontece nesta terça-feira (30/7) em Brasília, junto com empresários brasileiros e bolivianos
Agevisa capacita profissionais de vários municípios
As capacitações são realizadas durante todo o ano
Cafeicultores de Rondônia são capacitados em Classificação Física e Análise Sensorial do Café
Cerca de 60 cafeicultores foram capacitados, três turmas forma montadas por causa da grande demanda
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook