Rally da Pecuária realiza evento técnico em Porto Velho e apresenta cenário de preços e perspectivas para o mercado de carne
Rondônia respondeu por 6,7% do faturamento da pecuária brasileira com exportações em 2022, uma conquista dos produtores da região; palestra gratuita abordará cenário de 2023
O terceiro evento do Rally da Pecuária 2022/2023 acontecerá em Porto Velho, nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, a partir das 17h, no L’Acordes Hotel. No evento, Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição técnica que avalia a pecuária de corte no país, abordará, entre outros temas, projeções de preços e perspectivas do ciclo pecuário; as perspectivas para carne bovina até 2030; investimentos e mudança no orçamento das fazendas; metano/carbono pela ótica dos resultados nas fazendas e o cenário atual para o mercado de proteínas. Inscrições gratuitas neste link.
Além dos temas discutidos nas etapas anteriores, cujos principais destaques foram o aumento na produtividade e perspectivas de que os investimentos em tecnologia cresçam ainda mais até 2030, o primeiro evento de 2023 incluirá o balanço dos resultados até dezembro. “Em 2022, a pecuária de corte superou uma marca que, até bem pouco tempo atrás, imaginávamos que seria superada apenas em 2025”, ressalta o engenheiro agrônomo coordenador da expedição.
Em 2022, as exportações brasileiras atingiram 3,02 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Foram 2,48 milhões de toneladas métricas, que geraram um faturamento de US$12,96 bilhões. O estado de Rondônia respondeu por 7,5% do total embarcado e 6,7% do faturamento, uma conquista dos produtores da região que vem aumentando a sua importância na pecuária brasileira.
“Há 20 anos, Rondônia representava menos de 0,5% das exportações de carne bovina”, reforça Maurício Palma Nogueira. “Produtores, frigoríficos e a cadeia produtiva do estado precisam se preparar para desafios cada vez maiores na pecuária de corte”, continua. A equipe do Rally da Pecuária, formada por técnicos das empresas participantes da expedição, abordará também pastagens e o aumento do peso médio de carcaça na região durante o evento.
Para o coordenador do Rally, os próximos anos não serão fáceis. Alguns desafios a serem enfrentados pelos pecuaristas e frigoríficos para atender a demanda até 2030 são a elevação dos custos de produção e os juros mais altos para tomada de capital. Nos últimos cinco anos, os custos de produção em uma fazenda comum de pecuária de corte cresceram 12% ao ano, em média. Esse aumento foi causado pelo cenário global, impactado pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e pelo aumento nas cotações do dólar.
O evento em Porto Velho integra o roteiro da terceira equipe do Rally da Pecuária, que volta a campo nesta semana percorrendo as regiões de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho. Em sua 11ª edição, com patrocínio da Ihara e da Mosaic Fertilizantes, a expedição segue novo roteiro de visitas a produtores e coleta de amostras de pastagens. Ao contrário das edições anteriores, o Rally ocorrerá ao longo de nove meses, com equipes dedicadas às visitas presenciais, levantando, entre outros aspectos, as pastagens e sistemas de produção, nutrição e estratégias de terminação, reprodução e sanidade. dimensionamento de infraestrutura e aptidão por tomada de créditos e investimentos.
Ao longo do Rally, os técnicos levarão informações aos produtores e técnicos de campo e realizarão oito eventos regionais in loco, com temas relacionados ao mercado, produtividade e sustentabilidade, além de dois eventos especiais – com foco no mercado de pecuária de corte – ampliando assim a abrangência da expedição.
No campo, a equipe técnica percorreu, desde o dia 16 de novembro, os estados de Goiás – saindo de Goiânia e passando pelas regiões de Rio Verde, e Nova Crixás - seguindo para o Tocantins (região de Gurupi) e Pará (Redenção), e chegando em Palmas (TO). A segunda equipe teve início em 11 de dezembro, saindo do Tocantins em direção ao Mato Grosso, onde percorreu as regiões de Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Rondonópolis – cidade que sediou evento técnico -, Cuiabá e Pontes e Lacerda, encerrando a etapa em 17 de dezembro em Vilhena, Rondônia.
Serviço:
Evento técnico regional do Rally da Pecuária
Local: L’Acordes Hotel – Rua da Beira – BR 364, 8250 – Bairro Aeroclube – Porto Velho
Data: 25/01, às 17h
Liberação de veículo apreendido por transporte irregular intermunicipal não depende do pagamento de multas
O ministro relator aplicou à hipótese a tese firmada pelo STJ em 2010 no julgamento do Tema 339, que tramitou pelo rito dos recursos repetitivos, a qual deu origem à Súmula 510
É nulo o consentimento para ingresso da polícia em residência após prisão em flagrante por motivo diverso
Segundo os autos, foi recebida denúncia anônima sobre um indivíduo que estaria armado em via pública
Mantida indenização à família de trabalhador vítima de acidente em micro-ônibus em rodovia
Ele se deslocava para o local do serviço
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook