Regime de colaboração e ações na educação de Rondônia são tema de reunião no MEC
O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens
O regime de colaboração entre entes da administração pública das três esferas (União, Estado e Municípios) e ações realizadas pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na área da educação foram alguns dos assuntos da reunião técnica, realizada em Brasília, mais precisamente no Ministério da Educação.
Na oportunidade, participaram do encontro, o presidente do TCE, conselheiro Paulo Curi Neto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Institucional, servidor Vinicius de Moraes, que trabalha projetos e ações na área de educação junto às administrações do Estado e dos municípios.
Também participaram, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a secretária adjunta Débora Lúcia Raposo da Silva, e pelo Instituto Articule, o consultor Ismar Cruz, assim como, de forma remota, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime-RO).
Todos eles foram recepcionados pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela, e pela secretária de Educação Básica, Katia Helena Schweickardt, e equipes.
O QUE FOI DEBATIDO
A forte atuação do TCE-RO na área da educação, um dos eixos estratégicos do órgão para o ciclo 2021/2028, especialmente em relação à alfabetização na idade certa, foi um dos tópicos da reunião, em razão do baixo índice de alfabetização provocar impacto imediato nos indicadores de reprovação, evasão e abandono escolar.
Nesse ponto, conforme destacou o presidente Paulo Curi, foi destacado o programa PAIC, idealizado pelo Tribunal em regime colaborativo com as redes municipais de ensino de Rondônia.
Foi citada, ainda, a convergência entre o PAIC e a estrutura do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, política pública instituída pelo Governo Federal, por meio do MEC. O “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” almeja, por meio da conjugação de esforços entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.
GAEPE-RO
A reunião técnica serviu ainda para apresentar outras ações que vêm sendo realizadas em Rondônia, a exemplo da experiência exitosa e pioneira do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO).
Também foi defendida, junto ao MEC, uma importante alteração em relação à grade curricular das instituições de ensino superior, no que tange à formação de professores: que haja, no mínimo, 180 horas dedicadas à formação de professores alfabetizadores.
Com descontos de Desenrola e contas de luz, Serasa inicia o seu maior Feirão Limpa Nome
Empresas que aderiram ao Desenrola Brasil disponibilizam também na plataforma da Serasa ofertas com os mesmos descontos do Programa
Lideranças rondonienses participam do VI Fórum Nacional do Comércio em Brasília
O Fórum teve, entre os seus objetivos principais, a construção de caminhos e a análise de perspectivas para o setor que mais cresceu no Brasil nos últimos anos
Os 'benefícios' da BR-319
Será que quando existia a BR-319 totalmente asfaltada, havia esse progresso em abundância na região? Óbvio que não!
Comentários
O TCE-RO vem se constituindo em exemplo de atuação eficiente no combate ao analfabetismo por meio de atuação direta e indireta baseada em conhecimento e práticas atuais; sobretudo voltadas para a formação de professores alfabetizadores. Parabéns e muito sucesso.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook