Regularização fundiária: projeto do TJRO oferece suporte técnico aos municípios de Rondônia
Entenda como aderir ao Projeto IntegrAção Fundiária. Prazo vai até 25 de julho
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) convida todos os municípios do estado a aderirem ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) referente ao Projeto IntegrAção Fundiária, instituído por meio do Ato Conjunto nº 9, de 16 de julho de 2025 (acesse aqui).
O projeto tem como objetivo oferecer assessoramento técnico especializado e acompanhar, de forma contínua e coordenada, todas as etapas do processo de regularização fundiária urbana nos municípios que aderirem à iniciativa. O assessoramento será realizado pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF), vinculado à CGJ, desde a fase preparatória até a entrega dos títulos.
Essa equipe será composta por assessores jurídicos, engenheiros, arquitetos e topógrafos. Os profissionais serão servidores indicados pelos próprios municípios e alocados no NUREF/CGJ.
O projeto IntegrAção Fundiária vai atuar, na prática, para promover maior segurança jurídica, agilidade e efetiva entrega dos títulos de propriedade nas áreas urbanas.
Como participar?
O ente municipal pode manifestar interesse até sexta-feira, 25 de julho, pelo e-mail [email protected], enviando os seguintes documentos:
- Município: termo de nomeação e posse do(a) prefeito(a).
- Equipe de gestão do ACT: nome completo, ato de nomeação, e-mail e telefone de contato do gestor titular e substituto, bem como do fiscal e seu substituto.
Após o envio, será agendada uma reunião técnica para alinhamento e assinatura do acordo.
Formalmente, a Corregedoria do TJRO encaminhou, nesta semana, a minuta do Acordo de Cooperação Técnica a todos os municípios, assim também a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).
Principais benefícios para os municípios participantes:
- Elaboração de minutas de atos administrativos e normativos;
- Análise e proposição de ajustes à legislação municipal relacionada à regularização fundiária;
- Estruturação de plano de trabalho e cronograma de execução;
- Conferência técnica do material de georreferenciamento;
- Suporte jurídico especializado;
- Apoio técnico nas adequações urbanísticas;
- Orientações para elaboração de estudos ambientais, quando necessários;
- Apoio ao cadastramento social;
- Revisão final dos materiais elaborados pela equipe municipal.
Parceria estratégica
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e a Secretaria do Patrimônio Público e Regularização Fundiária (SEPAT) manifestaram interesse em integrar o Projeto. O Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram consultados e atualmente estão analisando a proposta.
A contrapartida esperada dos municípios é a disponibilização de servidores públicos para compor a equipe técnica que atuará junto ao NUREF. O TJRO, por sua vez, será responsável pelo pagamento dos auxílios-saúde, alimentação e transporte desses servidores, além de disponibilizar espaço físico para a alocação da equipe.
O que as empresas de evento precisam saber para evitar acidentes com a rede elétrica
A Energisa Rondônia alerta que negligências durante esse processo podem gerar acidentes graves, colocar vidas em risco e provocar interrupções no fornecimento de energia
Governo de RO lança edital para entrega de kits de Equipamentos de Proteção Individual
A iniciativa faz parte do projeto Rondônia Recicla, que visa a inclusão produtiva e a valorização do trabalho desenvolvido por quem atua na coleta seletiva
Prefeitura de Porto Velho reforça compromisso com a sustentabilidade e preservação
Programas implementados têm como base os princípios da agroecologia e do desenvolvimento sustentável




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook