Representante do Pontão de Cultura 'Raízes Amazônicas' de Rondônia participa de formação em Brasília
Evento promovido pelo Ministério da Cultura visa fortalecer a Política Nacional Cultura Viva
Andréia Machado participou do 1º Seminário de Pontões de Cultura
A representante do Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural”, de Rondônia, Andréia Machado, marcou presença no 1º Seminário de Pontões de Cultura - Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. Realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Brasília (DF), o evento foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de debater os planos de trabalho e a forma de atuação dos Pontões de Cultura, fomentados pelo MinC, no fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
O Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas”, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), sediada em Vilhena, da qual Andréia Machado é presidente tem como propósito central o e mapeamento cultural, formação e a promoção de atividades culturais inclusivas e gratuitas para diversas faixas etárias e comunidades tradicionais da região.
Com a participação de vários Pontos de Cultura de Rondônia em seu Comitê Gestor, entre elas o Ponto de Cultura, Memória e Mídia Livre Serpentário Produções de Vilhena, a Associação de Ensino PREPARARTE Musical e Artístico, e o Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga (EERGA) de Rolim de Moura, a Associação Jiparanaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abada - A.J-DACÁ de Ji-Paraná, e a Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá "Malhadinho" de Guajará-Mirim, e a ACEMDA , o pontão visa criar uma rede sólida de apoio cultural na região.
Durante o seminário, que marcou o início de uma parceria entre o MinC e as instituições selecionadas por meio de um Edital de Chamamento Público, foram discutidas formas de articulação e mapeamento das redes territoriais e temáticas dos Pontões de Cultura. O evento reuniu representantes de 42 Pontões de cultura, além de figuras importantes como a ministra da Cultura Margareth Menezes e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg representantes do Sistema MinC e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC); estiveram presentes também os pesquisadores das universidades federais da Bahia (UFBA), do Paraná (UFPR) e Fluminense (UFF), e integrantes do Consórcio Universitário que formalizou uma parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural para contribuir, entre outras ações, com o processo formativo dos pontões e dos agentes culturais.
Para Andréia Machado, a participação no evento foi enriquecedora, permitindo uma maior integração entre os Pontões e a identificação de oportunidades de parceria e colaboração mútua. “O evento foi bom para entender o que cada Pontão está desenvolvendo e como a gente pode potencializar um ao outro, e trabalhar em rede, ou seja, como é que a gente vai poder fazer uma parceria”, explicou.
Em resumo, a participação de Andréia Machado no seminário em Brasília representou não apenas uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências, mas também um passo importante na consolidação do Pontão de Cultura “Raízes Amazônicas” como um agente vital na promoção e preservação da cultura amazônica em Rondônia e além.
Rondônia representado no Workshop do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora
Uma oportunidade de buscar conhecimento, aprendizagem que, com certeza, iremos compartilhar com os Conselhos Municipais da Mulher Empreendedora em Rondônia
Energisa oferece opções de débito automático e fatura por e-mail
Para cadastrar-se no serviço de Fatura por e-mail, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa
Prefeitura de Porto Velho segue com orientação do descarte correto do lixo com Ecopontos
Atualmente, dez pontos de coletas estão distribuídos pela cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook