Representatividade feminina em espaços públicos é tema de evento virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher

A live será transmitida pelo canal da Escola da Magistratura de Rondônia

Assessoria de Comunicação Institucional com informações da Emeron
Publicada em 07 de março de 2022 às 12:59
Representatividade feminina em espaços públicos é tema de evento virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça-feira, 8 de março, às 10h (RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia promovem a live “A Representatividade da Mulher nos Espaços Públicos”, em alusão ao Mês Nacional da História da Mulher. O evento, voltado à sociedade em geral, será transmitido gratuitamente pelo Canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron). 

O mês de março é celebrado em diversos países como o Mês Nacional da História da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU); e a outros marcos importantes para a história feminina que ocorreram neste interstício, como o primeiro grande desfile sufragista (03 de março de 1913). O momento visa trazer à tona discussões e protestos por direitos, bem como lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

O evento proposto pela Coordenadoria e pela Emeron tem como objetivo rememorar a trajetória da representação feminina ao longo da história e também promover a reflexão sobre os desafios e as perspectivas da presença das mulheres em espaços públicos a partir da abordagem de temas como a presença da mulher no judiciário, nas ciências e na cultura, em posições de liderança, os impactos das múltiplas jornadas na saúde mental das mulheres, dentre outros.

Como convidadas para discutir as temáticas estão mulheres pioneiras na ocupação de cargos no judiciário como a Ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz, a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Salise Monteiro Sanchotene, a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e Desembargadora do Tribunal do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Tânia Regina Silva Reckziegel, a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de Rondônia e atual Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Comissão Estadual de Rondônia (ABCMJ-RO) Zelite Andrade Carneiro e a Juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia, atualmente juíza auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres.

Ampliando as discussões para o cenário atual, participam a juíza Juliana Paula Silva da Costa, membra do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Sistema de Socioeducação – GMF, do Centro de inteligência e da Coordenadoria da infância e Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Rondônia e a servidora e integrante do Projeto Aurora e do Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina no Tribunal de Justiça de Rondônia Cecileide Correia. Para abordar os impactos das múltiplas jornadas na saúde mental das mulheres, o evento conta com a participação da psicóloga do TJRO Denise Tofani Malheiros. O evento será mediado pela psicóloga Mariangela Aloise Onofre, também integrante da Coordenadoria da Mulher e do Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina.

A live “A Representatividade da Mulher nos Espaços Públicos” será realizada na próxima terça-feira, 8 de março, às 10h (RO) pelo Canal da Emeron no Youtube. O evento será certificado em 2 horas-aula, com inscrições realizadas durante o evento.

A realização do evento está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, iniciativa global que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária.

São diretamente atingidos os ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5 - Igualdade de Gênero, alcançando a igualdade de gênero e empoderando todas as mulheres e meninas; ODS 10 – Redução das Desigualdades, objetivando a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e todas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook