Reunião da Comissão de Direito Previdenciário tem participação de juízes federais
Para os membros da comissão, eles destacaram que as Varas Federais estão dispostas a ouvir a advocacia, com a finalidade contínua de aprimoramento da prestação jurisdicional
A reunião da Comissão Especial de Direito Previdenciário (CEDP) da OAB Rondônia, realizada de forma híbrida na última semana, contou com a participação dos juízes federais Igor Itapary Pinheiro (titular da 4ª Vara) e Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral (titular 6ª Vara), ambos do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária de Rondônia, em Porto Velho.
Entre os assuntos debatidos estão: o atendimento ao advogado nas agências do INSS, a prorrogação do Termo de Cooperação com INSS para atendimento na Caixa de Assistência dos Advogados (CAARO), início do Curso INSS Digital, e demora na expedição de RPVs (Requisição de Pequeno Valor) e precatórios, em ações previdenciárias, pela Justiça Federal em Porto Velho.
Os membros da comissão debateram internamente e, sem seguida, explanaram aos magistrados as dificuldades enfrentadas quanto à expedição de RPVs e precatórios no prazo regular de 60 dias, especialmente na 4ª Vara do Juizado Especial Cível, e sobre a demora na realização de perícias judiciais.
Conforme a presidente da comissão, Sintia Fontenele, os juízes esclareceram que enfrentam dificuldades como: número de servidores para confecção dos expedientes, que são submetidos a duas conferências, obrigatoriamente, e devem ser assinados por um sistema interno pelo magistrado, que, por vezes, tem sido inoperante.
Eles ainda ressaltaram que o recesso forense de fim de ano e as férias dos magistrados contribuíram para o acúmulo dos expedientes para expedição e migração para o TRF1, o que, segundo o magistrado Igor Itapary Pinheiro, está sendo objeto de regularização.
Para os membros da comissão, eles destacaram que as Varas Federais estão dispostas a ouvir a advocacia, com a finalidade contínua de aprimoramento da prestação jurisdicional.
As reuniões ordinárias da CEDP acontecem sempre na segunda quinta-feira de cada mês. A próxima será no dia 14 de abril. Mais informações pelo e-mail [email protected].
Com a morte de Lucivaldo Souza, nesta terça, Rondônia perde um dos grandes pioneiros da comunicação
Flamenguista de carteirinha, Lucivaldo Souza estava internado num hospital de Porto Velho lutando contra um câncer. Nesta terça, à tarde, o grande comunicador perdeu a luta
Justiça Federal de Rondônia vai descartar processos físicos; OAB alerta sobre o prazo para requerer documentos
Os profissionais interessados em requerer algum processo, o prazo é de 45 dias para solicitação a partir da publicação do edital
Uso de máscara é mantido nas unidades do Judiciário
A Divisão de Saúde do TJRO reforça as recomendações que, apesar da flexibilização das regras por meio de decretos estadual e municipal, representam segurança sanitária e cuidado com a saúde de todos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook