RO é Agro: ação parlamentar fomenta desenvolvimento da cultura do café em Cacoal
Associação foi contemplada com aquisição de máquina de beneficiamento de café
Cultura do café está em alta (Foto: Rafael Oliveira)
A cultura do café está em alta no mercado rondoniense. E uma região que tem crescido nos últimos anos é a Linha 7, em Cacoal, com a produção de aproximadamente 7 mil sacas ao ano. E a Associação Rural Rio Formoso Juntos Chegaremos Lá foi contemplada com uma máquina de beneficiamento de café.
A cultura cafeeira evoluiu com o tempo e o trabalho desempenhado permitiu a adoção de novas técnicas para preparação do solo, distribuir as plantas na lavoura, fazer irrigação e a poda das plantas. A produção em Cacoal é favorecida pela umidade, temperaturas altas e é integrada a matas, o que estabelece um microclima que altera o desenvolvimento das plantas na região.
Máquina de beneficiamento atende a região da Linha 7 (Foto: Rafael Oliveira)
A associação atende 80 associados e aproximadamente 150 famílias da região, contribuindo diretamente com 500 pessoas.
O presidente da associação, Edson Vander Rosa, destacou o força da agricultura da região. “Nossa produção está em alta. Antes produzíamos 20 sacas por hora e agora chegamos à marca de 30 por hora. Agradeço ao deputado Cássio Gois por entender nossas necessidades e por sempre buscar o melhor o produtor, pois é uma parceria que assegurou tranquilidade para atender melhor nossa região”, ressaltou.
Associação atende 80 associados e aproximadamente 150 famílias da região (Foto: Rafael Oliveira)
De acordo com o produtor rural Ademir Alves, as ações desempenhadas, pelo deputado Cássio Gois, têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida no campo. “Foi feito um trabalho nessa linha com os agricultores da região, assegurando um apoio significativo na cadeia do café, potencializando a produção cafeeira na região”, frisou.
RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL
No período de 20 a 25 de maio, o estado se prepara para receber o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.
Emenda parlamentar contribui com a vida do produtor rural no campo (Foto: Rafael Oliveira)
ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW
A cidade de Ji-Paraná recebe no próximo dia 23 de maio (quinta-feira) a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira) por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.
SÉRIE "RO É AGRO"
As matérias da série "RO é Agro" estão sendo veiculadas no Portal da Alero, pelo canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda pelo canal no YouTube. Os vídeos produzidos também serão disponibilizados no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.
Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia - Marquise
Marquise Porto Velho deu um passo significativo na gestão de resíduos sólidos com a assinatura do contrato com a empresa Eco Rondônia - Marquise
Senado votará nesta semana projetos que tratam da reoneração para setores econômicos e prefeituras
O projeto estabelece aumento gradual da alíquota a partir de 2025, até chegar a 20% em 2028
Medidas para compensar desoneração da folha saem na próxima semana
Acordo que manteve benefício custará R$ 7,2 bilhões este ano
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook