Rondônia destaca evento nacional sobre Governança da Água e fortalece ações contra crise hídrica
Evento objetiva apresentar evolução do pacto, desde a concepção até adesão dos estados, além de destacar avanços e desafios na elaboração dos planos de ação
Evento destacou a importância da preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações
Para estabelecer medidas que melhorem a eficiência na gestão dos recursos hídricos, garantindo disponibilidade de forma sustentável, o governo de Rondônia participou na quinta-feira (3), do Webinário “Pacto pela Governança da Água: Avanços e Próximos Passos”, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O evento teve como objetivo apresentar a evolução do pacto, desde sua concepção até a adesão dos estados brasileiros, além de destacar os avanços e desafios na elaboração dos planos de ação para uma gestão eficiente dos recursos hídricos.
Na ocasião, o governo de Rondônia foi representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh). Durante o evento, foram discutidas estratégias para garantir a disponibilidade de recursos hídricos às gerações futuras, sempre alinhadas aos princípios de sustentabilidade e governança.
Rondônia tem avançado na implementação de políticas públicas que priorizam a eficiência na gestão dos recursos hídricos, com foco no monitoramento, controle e preservação das nascentes e rios do estado. O evento também proporcionou espaço para que os estados de Rondônia e Rio de Janeiro compartilhassem experiências e projetos desenvolvidos no âmbito do pacto, além de identificar áreas de melhoria.
RECURSOS HÍDRICOS
A participação da Sedam mostra o engajamento do governo estadual em atuar de forma integrada com os demais estados da federação, procurando soluções conjuntas aos desafios da crise hídrica. Para Rondônia, a adesão ao Pacto pela Governança da Água marca um passo importante na construção de uma política hídrica mais eficiente, colaborando para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e preservação dos ecossistemas aquáticos. A ação tem como foco, o monitoramento dos recursos hídricos, além de fortalecer a regulação, governança e os instrumentos de gestão e conhecimento sobre o tema.
Projeto Recuperar reforça compromisso com a preservação dos recursos hídricos
A importância da gestão responsável pelos recursos hídricos para o futuro do estado é destacada pelo governo de Rondônia na participação no Pacto pela Governança da Água, reafirmando o empenho da gestão com a sustentabilidade e desenvolvimento responsável. Rondônia tem um potencial hídrico, e cabe a todos garantir que esse recurso seja preservado e gerido de forma eficiente para que não falte às gerações futuras.
GESTÃO DAS ÁGUAS
A coordenadora da Coreh, Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna, expressou a satisfação pelo convite recebido para o evento. “É uma prazer para o estado de Rondônia ter sido convidado para participar deste evento da ANA, relacionado ao Pacto pela Governança da Água. Isso demonstra que temos nos destacado no desenvolvimento das metas estabelecidas e contribuído de maneira significativa no que tange à gestão das águas no cenário nacional”, evidenciou.
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Ribeiro Lagos, o pacto para a gestão dos recursos hídricos é importante aos estados. “O pacto é uma ferramenta fundamental para coordenar ações conjuntas entre os estados, garantindo que as medidas adotadas sejam eficientes e duradouras. A preservação dos recursos hídricos de Rondônia é prioridade, e estamos investindo em projetos que tragam resultados concretos à gestão sustentável da água no estado”, ressaltou.
Governo de RO transforma vidas com captação de órgãos: três pacientes recebem nova chance
O procedimento visa dar continuidade à vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila de espera
Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Autoridades de saúde têm observado uma baixa cobertura vacinal contra o coronavírus em crianças de até 2 anos
Eleições 2024: com ou sem Lei Seca? Saiba quais estados adotaram a medida
Cada estado, junto com TRE, pode definir se a Lei que proíbe o consumo de álcool no dia da votação será ou não aplicada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook