Rondônia é o 6° estado mais seco do Brasil

Especialistas dão dicas para melhorar o ambiente em casa

Assessoria/Foto: Denny Cesar
Publicada em 16 de agosto de 2022 às 10:32
Rondônia é o 6° estado mais seco do Brasil

Rondônia é o 6° estado mais seco do Brasil, sendo que o primeiro é Goiás, seguido de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo. Em muitos estados brasileiros a umidade relativa do ar está abaixo de 40%, e por isso, os cuidados com a saúde requerem mais atenção. Pesquisas no Google pelos termos “para que serve um umidificador de ar” e “umidificador de ar para tosse” tiveram um aumento na busca de mais de 550% e 400%, respectivamente, em quatro meses (entre 1/02/2022 e 30/05/2022).

Os dados foram revelados por uma pesquisa feita pelo Cada Casa Um Caso, plataforma de Reckitt sobre limpeza e cuidados com a casa, que analisou mapas de umidade relativa do ar a nível nacional e aferimento da busca por soluções no Brasil baseado em pesquisas de palavras-chave relacionadas à umidificadores. 

“O ressecamento das mucosas das vias aéreas, que geralmente acontece nesse período, favorece quadros alérgicos, como rinite, bronquite e asma”, comenta Émerson Thomazi, otorrinolaringologista da clínica médica Sulavitá, em entrevista concedida ao Portal Cada Casa Um Caso.

Busca por Soluções – A busca por umidificadores aumentou em todo o país, principalmente nos estados brasileiros que mais sofrem com as consequências do tempo seco. São Paulo, o 5° estado mais seco, apresentou 72 pontos de interesse na busca por umidificadores nos últimos quatro meses. Já Goiás e Minas Gerais lideram as buscas no Google por este tipo de aparelho. Rondônia apresenta 49 pontos de interesse por este tipo de aparelho. 

Mas como usar corretamente este aparelho para melhorar a umidade do ar em casa?

Apesar do umidificador ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa, os especialistas não recomendam o seu uso contínuo, já que o ar muito úmido também pode trazer problemas. 

“O uso de umidificadores é mais indicado durante o dia e em ambientes ventilados. Já durante a noite, o ideal é evitar uso prolongado desses aparelhos, bem como o uso de aquecedores que pioram ainda mais a qualidade do ar no ambiente doméstico”, explica Thomazi. 

Outro médico entrevistado, José Rodrigues Pereira, pneumologista da ABP – (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), indica o uso de umidificadores por no máximo quatro horas, e explica que o uso incorreto pode apresentar riscos à quem já possui doenças respiratórias. 

Outras dicas para aplicar em casa são:

1. Mantenha a casa livre de poeira e ácaros. Evite ursinhos de pelúcia em quartos de crianças, abra as janelas durante o dia, e mantenha a limpeza em dia. 

2. Hidrate-se! Tomar água durante o dia irá amenizar os sintomas do tempo seco, como o ressecamento da garganta e nariz. 

3. Use umidificadores durante o dia para melhorar a umidade relativa do ar em casa, e desligue-o durante a noite.

4. Decore a casa com plantas apropriadas para ambientes internos. As plantas podem ajudar a manter o ar mais puro.

Metodologia: Após análise de mapas de calor do portal Climatempo feita em 07/07/2022, e análise de buscas na plataforma Google Trends (período entre 01/02/2022 e 30/05/2022), os resultados foram cruzados e agrupados em um infográfico.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook